07 setembro 2010

Bebendo em um Biergarten de Munique



Biergarten Chinesischer Turm cheio!

Conta a história que os Biergartens surgiram no século XIX, quando o Rei Ludwig I decretou que as cervejas deveriam ser produzidas em meses frios, para que o controle de temperatura da fermentação permitisse a qualidade das então recentes lagers claras. Para fornecer cervejas também no verão, as cervejarias construíram adegas às margens do Rio Isar. E para manter a temperatura dessas adegas ainda mais baixas plantaram castanheiras em cima delas, para que no verão sua vasta folhagem produzisse sombra e garantisse temperaturas mais amenas.

Com o passar do tempo essas adegas passaram a ser também local de consumo de cervejas, e logo o hábito de freqüentar biergartens entrou na rotina do cidadão de Munique. Hoje, apesar da lei não mais existir, muitos biergartens estão espalhados pela cidade.


Em março deste ano tive o prazer de beber alguns Maß (canecas de 1 litro alemãs) no Biergarten Chinesischer Turm, localizado dentro do parque Englischer Garten, o maior parque dentro de cidades da Europa. No Biergarten Chinesischer Turm cabem aproximadamente 7 mil pessoas, que tem a vista não só de belas castanheiras e do parque, mas também da torre chinesa que empresta o nome ao local. E um fato tornou esse dia ainda mais especial em minhas experiências cervejeiras: era o primeiro dia de sol do ano em Munique, onde todos comemoraram com um largo sorriso no rosto e um belo Maß cheio de boa cerveja!

Já no final do dia, a vista da Torre Chinesa.

2 comentários:

Nina Munhoz disse...

Olá, Edu!
Fuçando nos arquivos do seu blog, vi que vc já teve o prazer, assim como eu, de apreciar uma boa Bucanero!

Voltei recentemente da maravilhosa Cuba e já sinto crises de abstinência, com saudade da dita cervejinha... você sabe onde posso encontrá-la aqui por São Paulo?!

Obrigada!
Nina Munhoz
munhoz.marina@hotmail.com

Edu Passarelli disse...

Olá Nina, tudo bem!?

Por aqui é quase impossível achar a Bucanero. A solução é pedir para os amigos que vão a Cuba!

Abs

Edu