23 junho 2010

Birrificio Del Ducato


-->
Em março deste ano estive na Itália para um tour gastronômico. Passei pelas cidades de Milão, Parma, Alba, Bra e Sestri Levanti. Tive como companhia o amigo Marcio Nel Cimatti, fotógrafo de primeira que registrou belas imagens, como as que ilustram este post e algumas outras que estão no blog dele, A Janela Laranja. Experiências de degustar uma porcheta em uma feira livre e a visita em bons restaurantes estarão por lá, não deixe de acompanhar.
Apesar de desta vez ter o vinho como mote principal, em destaque os belos Barolos, não poderia deixar de visitar ao menos uma cervejaria. E no caminho entre Parma e Alba aproveitei para conhecer o Birrificio Del Ducato, que fica na comuna de Roncole Verdi di Busseto.
Inaugurada em março de 2007, a pequena cervejaria já acumula importantes prêmios em sua curta história. Recentemente, no World Beer Cup, a ótima pilsen Via Emilia ganhou uma medalha de prata na categoria Keller Bier.
Chegamos ao Birrificio e fomos recebidos por Giovanni Campari, cervejeiro e sócio da Ducato, que nos apresentou a fábrica e promoveu uma degustação de seus rótulos. A cervejaria é simples, mas a inventividade e competência dos cervejeiros é complexa. Recentemente a Ducato passou a contar também com a experiência do cervejeiro Matteo, que antes havia trabalhado na escocesa Brew Dog. As cervejas do Birrificio Del Ducato não são pasteurizadas, e confesso que sai da visita surpreendido com a qualidade de seus produtos.
Na lista da degustação, que começou com a pilsen Via Emilia (5%), seguiu com a New Morning (5,8%), uma ale inspirada em Saisons belgas que tem camomila como ingrediente de destaque. Passamos para a A.F.O. (5,4%), uma bela Pale Ale que usa 9 lúpulos diferentes na composição. A seguinte foi a Sally Brown (5,2%), uma ‘mistura” entre Porter e stout, que traz notas intensas de maltes torrados e é refermentada na garrafa. Com 8% de teor alcoólico, a ale Chimera apresenta notas de caramelo, frutas secas e final seco. Bela cerveja! A poderosa Verdi Imperial Stout (8,2%), refermentada na garrafa, apresenta chocolate, alcaçuz e café como destaque. Encorpada, mostrou-se uma das melhores produções do Birrificio. A Barley Wine L’Ultima Luna traz 13% de álcool, e matura por 9 meses em barricas francesas que antes receberam vinhos italianos. Complexa, frutada e com notas de madeira, como baunilha intensa. Ótima cerveja!
Quando eu pensava que havíamos chegado ao fim, Campari nos brinda com uma de suas experiências, uma versão da Verdi também maturada em carvalho. Indescritível!
O Birrificio Del Ducato é uma amostra da maravilhosa escola cervejeira italiana, que assim como a nossa, é um movimento recente. Apesar de muito maior em número de cervejarias que a brasileira, os italianos deixam como lição que existe mercado para cervejas de qualidade, mesmo em um país onde a cultura do vinho é muito forte. Que sirva de inspiração para as também ótimas cervejarias aqui estabelecidas!
A boa notícia é que algumas destas maravilhas da Ducato chegam em terras brasileiras em breve. Logo mais conto mais sobre elas!

Giovanni Campari e Eu


7 comentários:

Presidente disse...

Quando estive na Itália apaixonei na ReAle (Birra del Borgo). Sensacional!

Edu Passarelli disse...

Presidente,

Esta eu não conheço, mas vou pesquisar! A Itália está com produções sensacionais!

Abs

Gustavo Freire disse...

Edu, estou entrando em contato aqui no comentário porque estou interessado na VNTG e gostaria de ter uma caixa. Como posso fazer para comprar?
Abs
gustavofreirecd@gmail.com

Edu Passarelli disse...

Gustavo,

Te mandei um e-mail.

Abs

Anônimo disse...

Não vejo a hora de fazer a minha "trip cervejeira" pela Itália, pois pelas poucas(e ótimas) que degustei, além das pesquisas, já pude perceber que eles tem excelentes produções, onde aliam justamente a técnica, a qualidade, com a ousadia, criatividade.
Que bom que elas estão a caminho do Brasil!
Abração
Diego Cartier

Edu Passarelli disse...

Diego,

Tenho certeza de que você vai adorar!

Grande abraço,

Edu

Unknown disse...

Prezados,
Por meio deste, gostaríamos de convidá-los para participar do “Painel Setorial Inmetro – Qualidade e Competitividade do Setor Cervejeiro”, que será realizado no dia 26 de Agosto.
Informamos que o Painel Setorial é totalmente gratuito. Oferecemos transporte para o local do evento, alimentação e certificado de participação.
Gostaríamos de contar a presença dos senhores, e desde já ficamos no aguardo de uma resposta via telefone ou e-mail para que, possamos enviar um convite com mais detalhes ou oferecer maiores informações sobre o “Painel Setorial Inmetro – Qualidade e Competitividade do Setor Cervejeiro”.
Ou por estes telefones: (21) 2679-9712 / 9713 / 9773 / 9818 / 9279