19 fevereiro 2010

Harmonizações Perfeitas: Smørrebrød de Salmão e Pasta de Caviar com Estrella Inedit



Quando estive na Dinamarca para o European Beer Festival comi bastante um prato local, chamado de Smørrebrød. Os Smørrebrød são uma espécie de ‘bruschettas” dinamarquesas, onde o pão preto e coberto por variados ingredientes, na sua maioria peixes e ovas.
Em novembro do ano passado fui à Feira Escandinava, que acontece anualmente no Clube Pinheiros. Estava em busca de uma pasta de caviar que havia provado na Dinamarca, mas por lá também encontrei uma das modalidades do pão preto, meio que em forma de torrada. Munido de um salmão defumado, fiz meu próprio Smørrebrød!
Para harmonizar escolhi a versátil Inedit, cerveja espanhola que tem um dedo do renomado chef Ferran Adrià, e combina muito bem com peixes e ovas. E o resultado foi dos melhores! O forte salgado da pasta de caviar foi contrabalanceado pelo doce de malte da cerveja, enquanto sua pronunciada carbonatação ajudou a combater a gordura do prato e trazer frescor ao paladar. Portanto, neste ano vou comprar mais algumas pastas de caviar da Feira Escandinava e repetir a dose!
Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

2 comentários:

Júlia Bondan e Bruna Mallmann disse...

Olá Edu.
Antes de tudo, gostaria de parabenizá-lo por seu trabalho. Sempre leio seu blog.
Sou jornalista e apreciadora de cervejas e criei um blog sobre este assunto, pois participo de uma confraria e quero compartilhar este assunto com outra pessoas.
Tens alguma dica para me dar?
meu blog: confraria23.wordpress.com
Obrigada pela atenção!
Abs, Júlia

Edu Passarelli disse...

Olá Júlia, tudo bom!?

Obrigado pelos elogios!

Vou acompanhar seu blog.

Um abraço,

Edu