29 dezembro 2009

As Melhores Cervejas de 2009

Nos anos de 2006, 2007 e 2008 eu publiquei minha lista das melhores cervejas nacionais no ano. São cervejas que eu consumi durante o ano, independente do trabalho, e sim por prazer. Portanto, é uma lista pessoal, onde eu procuro mostrar aos leitores um pouco do que esteve em meu copo em 2009.

Este ano foi muito importante par a consolidação de uma cultura cervejeira no Brasil. As produções nacionais ganham espaço e qualidade, enquanto inúmeras grandes cervejas mundiais aportam por aqui. Em 2009 também estive muito envolvido com o Melograno, meu bar cervejeiro em São Paulo. Isso fez com que em alguns momentos o blog perdesse em atualizações, mas o trabalho com a cerveja sempre esteve ativo. Um dos grandes momentos pessoais foi a conquista do prêmio de Melhor Carta de Cervejas de São Paulo, concedido pela revista Veja. A Trappist Tour também foi sensacional. E em 2010 teremos muito ais, podem aguardar! Agradeço a todos que acompanham este diário e que me motivam a continuar escrevendo o Edu Recomenda!

Happy New Beer a todos!

Bamberg Rauchbier

O prêmio conquistado neste ano no Beer Star coroa o trabalho de uma excelente microcervejaria. Sua rauchbier é equilibrada e muito saborosa.

Colorado Indica

Sou fã declarado desta cerveja. Seja em chope ou em garrafa, certamente é uma das melhores produções que já degustei no mundo. E neste ano, com os lúpulos americanos, ela melhorou ainda mais!

Bamberg Bock

Gosto bastante de bocks, e a bock deste ano estava especialmente boa, principalmente em sua versão chope.

Wäls Dubbel

Outra cerveja impecável, obra-prima de Tacilo Coutinho, que infelizmente perdemos neste ano. Mas seu trabalho ficou, e nos brinda com uma excelente dubbel, digna de se beber de joelhos.

Baden Baden Celebration Inverno 2009

Mais uma vez, uma bela cerveja. Mudou um pouco da receita de outros anos, mas continua imponente e muito saborosa. Pena que só chega no inverno!



4 comentários:

Alexandre Bazzo disse...

Edu

Obrigado por escolher nossas cervejas pra você beber nas horas de lazer, por prazer, pra mim é uma honra.

Feliz ano novo.

Alexandre

Cris disse...

E eu agradeço a lista que você organizou. Um ótimo 2010 para você!

Biti Averbach disse...

Ainda não fui ao Melograno, mas já está na minha lista de prioridades, em janeiro.

Vou experimentar as cervejas da sua lista, também!

Feliz 2010! abs!

Edu Passarelli disse...

Ale,

Eu que agradeço a produção das boas cervejas!!!

Cris,

Para vc tb!

Biti,

Vai ser um prazer recber vc lá!

Abraços e ótimo 2010 a todos!!!