25 maio 2009

Dama do Lago: Caseira x Industrial

Minha visita ao Beer Taste em janeiro deste ano realmente me proporcionou experiências ímpares no mundo cervejeiro. Quem diria que, após mais de um ano depois de sua produção, eu encontraria pela frente uma versão caseira da Dama do Lago, da mesma leva que faturou o primeiro lugar no I Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn.

Pude então, ao lado do próprio autor da cerveja, o amigo Leonardo Botto, degustar a versão caseira versus a versão industrial da Dama do Lago. Antes do serviço, ouvi do Botto que a versão original, pelo que ele guardava em memória, era mais frutada e um pouco menos alcoólica. Na comparação, a semelhança entre elas foi surpreendente. Mesmo a versão original tendo mais de um ano em garrafa, o que poderia ter prejudicado a cerveja, ela estava excelente. As cores e turbidez eram muito semelhantes, sendo que a formação de espuma da caseira foi levemente melhor. No paladar, a versão industrializada apresentava menos atenuação, enquanto a caseira trazia mais notas de frutas secas. Malte, toffee, leve picante e frutado eram percebidos nas duas.

Aproveito o post para parabenizá-lo publicamente, não só pelas ótimas cervejas, mas também pelas 32 primaveras que ele completa hoje. Grande amigo, muitas felicidades, saúde e claro, boas cervejas!

Um comentário:

Mauro Nogueira disse...

Edu, eis mais uma prova de que a Eisenbahn é realmente uma grande cervejaria. Conseguir copiar uma cerveja como as que o Botto faz é a prova de que a indústria cervejeira tem seu valor e eles podem, querendo, fazer cerveja de qualidade. É só pegar uma receita do Botto e fazer milhares de hectolitros. Belo post ! Putz, perdi essa degusta...
Abração,

Mauro Nogueira