27 fevereiro 2009

Nørrebro Bryghus


A microcervejaria/brewpub dinamarquesa Nørrebro Bryghus foi fundada em 2003, bem no inicio do crescimento do mercado de cervejas especiais na Dinamarca. Com um equipamento trazido da República Tcheca, a produção começou de forma bastante peculiar. Não havia tanques de armazenamento para as cervejas, que deviam ser consumidas rapidamente. Em um país onde a cultura cervejeira ainda começava a surgir, essa era uma aposta e tanto. Porém, a aceitação das cervejas aconteceu de forma imediata, fazendo com que logo fossem adquiridos novos tanques de fermentação e armazenamento.

Sua cozinha de apenas 500 litros produz cervejas variadas. Em alguns períodos, chegam a ser 20 as opções de diferentes estilos disponíveis para consumo. Durante o European Beer Festival, cheguei a provar duas já não muito boas, devido à ação do tempo. Porém, em minha visita ao brewpub, tomei bons exemplares, desde receitas clássicas como uma pilsen tcheca até a New York Lager (resenha abaixo), uma lager inspirada em receitas nova-iorquinas pré-lei seca. Trouxe ainda algumas garrafas para o Brasil, como a Bombay Pale Ale, uma IPA de muita personalidade e outras sobre as quais comentarei no futuro.

Além da ótima vocação cervejeira a Nørrebro Bryghus tem grande preocupação com as harmonizações gastronômicas para a bebida. As preparações, em sua maioria da cozinha nórdica, são todas desenvolvidas para harmonizar com as cervejas da casa. Panfletos com receitas e dicas de harmonização são distribuídos aos clientes, sugerindo que as repitam em casa. Imaginem como não sai satisfeito de lá!

Garrafas "To Go"



New York Lager
5,2% ABV

Aparência: Dourado escuro, boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Malte, lúpulo floral intenso.
Paladar: Malte, caramelo, amargor de lúpulo bem equilibrado.
Boa cerveja.
Bombay Pale Ale6,5% ABV

Aparência: Avermelhada, límpida, boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Malte intenso, caramelo, lúpulo floral e cítrico.
Paladar: Malte, caramelo, frutado, amargor bem destacado.
Ótima cerveja.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Edu, acho que visitei esta cervejaria pub em Kompenhagen em 2003. Por um acaso o tanque de cozimento fica na descida da escada que leva ao banheiro? Ela está ao lado do Tivoli, bem no centro? Infelizmente na época estava completamente bitolado com a escola Alemã que foi a inspiração inicial da Falke. Parabéns pelo belo post.

Um abraço,

Marco Falcone

Edu Passarelli disse...

Grande Marco,

A cervejaria que você está falando fica bem ao lado do Tivoli? Conheci duas, uma bem ao lado e outra em frente, fora uma dentro do Tivoli. Logo mais falo sobre elas. A Norrebro fica um pouco mais distante do centro, mas nada que uma caminhada na bela Copenhagen não resolva!

Abraços

Anônimo disse...

A que falei é bem ao lado mesmo. Quando postar sobre ela, acho que consigo confirmar.