20 setembro 2008

Harmonizações Perfeitas: Coxa e Sobrecoxas de Pato com Lentilhas Verdes Harmonizando com Rochefort 8


Este é um prato de sabor robusto. A carne de pato, bastante saborosa, tem sabor marcante e bem definido. A lentilha acrescenta corpo a receita e também sabor intenso.

A Rochefort 8, uma cerveja espetacular, apresenta elementos impares para esta harmonização. Sua carbonatação e teor alcoólico combatem a untuosidade da carne do pato enquanto seus poderosos sabor e corpo são perfeitos no equilíbrio de forças. O residual adocicado de paladar da cerveja também combina com a mesma sensação que vem da pele do pato e da lentilha, e é balanceado com o sal da receita.

A receita é de simples execução e proporciona uma bela harmonização!

Coxa e sobrecoxa de pato com lentilhas verdes

Coxa e sobrecoxa de pato

Ingredientes

2 peças de coxa e sobrecoxa de pato
Sal
Pimenta-do-reino
2 ramos de alecrim
2 ramos de tomilho
2 folhas de louro
1 dente de alho
400ml de vinho branco seco

Preparo

Lave o pato e tempere com sal e pimenta. Amasse o dente de alho e pique grosseiramente as ervas. Faça uma marinada com todos os ingredientes e deixe em geladeira por 12 horas. Pré aqueça o forno. Embrulhe o pato em papel alumínio, formando um envelope. Coloque parte da marinada dentro. Leve ao forno por 1 hora. Retire o papel alumínio de deixe dourar.

Lentilhas verdes

Ingredientes

200g de lentilhas verdes
400ml de água
1 ramo de tomilho
1 dente de alho
1 lingüiça portuguesa
Sal
Pimenta-do-reino

Preparo
Fatie a lingüiça. Coloque a lentilha para cozinhar com todos os ingredientes, menos a lingüiça. Deixe a panela tampada. Após 15 minutos acrescente a lingüiça. Cozinhe até a lentilhas chegar no ponto.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

2 comentários:

Vic disse...

A Rochefort 8 é uma das "minhas" e adoro pato (costumo fazer um peito de pato no forno, barrado com massa de alho e doce de laranja amarga que é uma delícia), mas por cá não se usam muito as lentilhas.
Mas basta a Rochefort e o pato para saber que essa combinação dá certo!
Abração

Edu Passarelli disse...

Almeida,

Use as lentilhas verdes. Vai ficar muito bom!

Um abraço