07 agosto 2008

Tsingtao Shenzhen 10º e Pearl River 10º

Amanhã começam os Jogos Olímpicos da China. A curiosidade me levou a pesquisar sobre algumas cervejas chinesas, e no bairro da Liberdade cheguei até a encontrar dois exemplares, os quais degustei e comento mais abaixo.

O mercado chinês lidera a produção mundial de cervejas, com 35 bilhões de litros por ano. Porém, o consumo per capita é de 18 litros por habitante/ano, ocupando a 12ª colocação no quadro mundial. Fazendo uma comparação com o Brasil, em produção estamos quarto lugar, com 10,34 bilhões de litros, e em consumo per capita em nono lugar. Com 47 litros per capita. *

A cerveja parece ser uma grande paixão chinesa, e o estilo que rege o gosto da população é o lager, dentro da categoria “pale lager”. Os dois exemplares que degustei eram extremamente leves em aromas e sabor, com coloração bem clara e baixíssimo amargor.

Algumas curiosidades chama a atenção no rótulo. A etiqueta do importador menciona como ingredientes para “cerveza”: água ardente, água, açúcar, folhas de bambu e amêndoas. Isso em ambas as cervejas, mas também em outras bebidas alcoólicas vendidas no mesmo local. A informação do rótulo da Pearl River diz que ela é a cerveja mais consumida da China.

Alguém já degustou outras cervejas chinesas?


Tsingtao Shenzhen 10º
4,0% ABV

Aparência: Amarelo palha, límpida, boa formação e baixa duração de espuma.
Aroma: Cereais.
Paladar: Cereais, doce, muito leve, nenhum amargor.

Pearl River 10º
4,0% ABV

Aparência: Dourada, límpida, média formação e nula duração de espuma.
Aroma: Cereais, levíssimo lúpulo.
Paladar: Cereais, doce, muito leve, nenhum amargor.
*Dados: Sindcerv

3 comentários:

Renato Campos disse...

Quando fiz uma viagem a SP, fui no bairro da Liberdade e aproveitei para procurar cervejas do oriente. Degustei uma Tsingtao Pale Lager, básica, numa garrafa mais simples. Também reparei nos ingredientes estranhos...

Anônimo disse...

Já degustei algumas da China e Taiwan. Todas cervejas fracas, leves para se beber em grande quantidade. Nao possuem qualquer caracteristica de destaque, apenas a suavidade em tudo....até a cor é mais clara que as nossas lager.
Bem fraquinhas

Anônimo disse...

Fui para a China no ano passado e lá tomei váaarias cervejas nativas.

A Tsingtao pilsen é parecida com a Skol. A Tsingtao Dry é baratíssima (custa menos de R$ 0,50 a garrafa) e de sabor inesquecível. tanto que só dá para tomar uma.

A Beijing é mais amarga que a Tsingtao. Desce bem.