08 julho 2008

As Empoeiradas: Cuvée Van de Keizer 2004

A Cuvée Van de Keizer é uma safra anual especial das Gouden Carolus. Produzida pela Cervejaria Het Anker , ela é brassada apenas no dia 24 de fevereiro, dia do aniversário de Charles V, personagem homenageado com o nome da cerveja. Charles V nasceu em Gent, Bélgica. Foi Imperador espanhol – um dos últimos a ser coroado por Papas -, ainda na época em que a Bélgica não era um país independente.

A Van de Keiser se enquadra no estilo belgian strong dark ale. Sua primeira produção ocorreu em 1999, para celebrar os 500 anos do nascimento do Imperador, e desde então anualmente ela é produzida. Ela passa um ano maturando em caves antes de chegar às prateleiras.

Degustei a safra 2004, sobre a qual comento abaixo.

Cuvée Van de Keizer 2004
11% ABV

Aparência: Marrom escuro, levemente turva, espuma densa e duradoura.
Aroma: Malte, chocolate, melado, frutas secas, levedura.
Paladar: Malte, leve torrado, condimentado, açúcar mascavo, figo, cereja, leve amargor final. Bastante complexa.
Ótima cerveja.

As empoeiradas é uma seção do blog onde degusto cervejas de minha adega, que eu mesmo deixei envelhecer ou já comprei envelhecidas. 

2 comentários:

Everson disse...

Eduardo,

Estive no Melograno na sexta-feira. Sou de Porto Alegre e estava com um amigo desterrado (mora em SP). Acho que você estava na mesa próxima à nossa.

Bom, primeiro, parabéns. A casa é linda, o atendimento é soberbo (agradeça ao David e Jackson por mim).

Eu e o meu amigo encerramos nosso almoço com uma garrafa justamente desta cerveja. A indicação foi do Jackson. Foi um belíssimo encerramento.

Agora, fiquei curioso com a safra dela. Será que você saberia me dizer qual era?

De novo, parabéns!

[]s
Everson Zingano

Edu Passarelli disse...

Everson, tudo bem!?

Não sei o pq, mas seu comentário só chegou hoje para mim! :(

Já não faço mais parte da sociedade do Melograno. Meu novo bar é o Aconchego Carioca, que fica na Alameda Jaú, em SP. Um abraço!