16 julho 2008

Bamberg Alt e Bock

Conforme prometi neste post, seguem as avaliações dos lançamentos da Bamberg.

Alt, que em alemão significa antigo, é um estilo originário da cidade de Düsseldorf , e remete ao antigo estilo alemão de fazer cervejas, ou seja, cervejas ale, que antecedem o grande domínio de cervejas lager germânicas. Apesar de serem ales, as Alt lembram bastante as lagers, principalmente pela sua baixa esterificação. Boa presença de malte e amargor de lúpulo são características do estilo, que hoje é pouco difundido, mesmo dentro da Alemanha.



Bamberg Alt
4,8% ABV

Aparência: Cobre, límpida, boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Malte e lúpulo.
Paladar: Malte, caramelo, amargor de lúpulo, final seco.

O estilo Bock é originário da cidade de Einbeck, norte da Alemanha. Existem algumas histórias que contam a origem do nome, dentre elas a derivação da pronuncia do nome da cidade. A comparação ao coice de um bode (bock, em alemão) com a força alcoólica da cerveja é talvez a mais conhecida destas histórias. Origens de nome a parte, o estilo provém de leveduras lager, e possui boa presença de malte, equilibrando com seu amargor.


Bamberg Bock6,5% ABV

Aparência: Vermelha, límpida, boa formação e duração de espuma.
Aroma: Malte intenso, leve frutado, leve lúpulo.
Paladar: Malte, nozes, doce, caramelo, licorosa, leve amargor.
Ótima cerveja.

2 comentários:

Botto disse...

A bock está maravilhosa mesmo, muito boa e de acordo com o estilo. Encorpada, super maltada, com amargor médio/baixo, apenas pra equilibrar o doce dos maltes, sem se sobrepor a estes.
abração,

Edu Passarelli disse...

Disse tudo, Botto!

Ela se encaixa perfeitamente dentro do estilo.

Um abraço,