23 junho 2008

Wäls Pilsen

A cerveja mais consumida no Brasil é a do estilo pilsen. Porém, o que temos dominando o mercado pouco lembra as características originais do estilo, apresentando baixo corpo, pouco malte e quase nenhum lúpulo, tanto em aroma quanto em amargor.

Sim, é claro que existem por aqui boas produções de microcervejarias e até de macros, mas até hoje o mais próximo que podíamos beber do estilo tcheco eram as importadas de lá. O principal motivo de poucas produções nacionais ousarem na presença de malte e lúpulo em suas pilsens é a pouca aceitação que o consumidor padrão tem em cervejas com maior corpo e amargor.

Reproduzir uma pilsen de Bohemia, o mais fiel possível ao estilo, é a proposta da nova Wäls Pilsen. Na última quinta-feira estive em uma degustação promovida por um dos sócios da cervejaria, onde pude provar, além da pilsen, uma nova Tripel, sobre a qual falo em outro post.

O belo rótulo, uma bela cor, boa formação de espuma e um aroma de lúpulo, misto de cítrico e floral, já me davam as boas vindas. Ao levar a cerveja à boca a melhor surpresa: boa presença de malte e um equilibrado, mas evidente, amargor. Abaixo comento com mais detalhes minhas impressões da degustação.

Wäls Pilsen

5,0% ABV

Aparência: Dourado escuro, boa formação e duração de espuma.
Aroma: Malte, pão, lúpulo, floral e leve cítrico.
Paladar: Malte, pão, caramelo, lúpulo tanto em sabor quanto em amargor.

9 comentários:

Anônimo disse...

O que o povão bebe é água com rótulo de cerveja.
Cervejas de 5ª linha!!

WAGNER

Anônimo disse...

Já havia bebido esta boa cerva na Expocachaça 2008. Recomendo!

Edu Passarelli disse...

Wagner,

Sorte a nossa que cada dia mais encontramos boas produções no mercado. Que continue assim!

Marcelo,

Fiquei sabendo do sucesso das cervejarias dentro da Expocachaça. É a cultura cervejeira do Brasil cada vez mais consistente. Parabéns aos mineiros, que vem fazendo um belo trabalho!

Abraços

Wäls Cervejas Especiais disse...

Caro amigo Edu,

É mais do que satisfação, poder através do seu blog, divulgar as nossas cuidadosas produções! Tenho a absuluta certeza que o paladar do consumidor Brasileiro está se apurando sim! O modo que a Cervejaria Wäls têm para presentea-los é fazer primores com ingredientes como água, malte, lúpulo, levedura e especiarias... Edu, muito Obrigado por ser mais um embaixador do bom gosto e da disseminação da cultura cervejeira de qualidade!!!!!

Edu Passarelli disse...

Obrigado, José!

Um abraço

Anônimo disse...

José,
tive o prazer de degustar a Pilsen na Expocachaça e foi uma agradável surpresa. Excelente cerveja com uso de lupulos que agradaram no aroma e paladar. Tambem tive o prazer de beber a Tripel. Parabéns a voce pelo belo trabalho e a pessoas como o Edu, que se esforça em desenvolver cada vez mais a cultura cervejeira em nosso país.

Abraços,
Cristiano_BH

Anônimo disse...

pela Providência,onde é que se vendem estas pils?

Edu Passarelli disse...

Anônimo,

Creio que ela deva estar restrita a BH. De qualquer forma, mande um e-mail para o pessoal da Wäls : http://www.walsdubbel.com.br/contato.aspx

Abraços

Unknown disse...

Edu, parabéns pelo seu blog, muitas informações. Experimei a Pilsen no Minas Bier Fest, muito boa, amargor pronuciado. Qual o IBU dela? vc deve ter acesso aos proprietários, então vai aí uma sugestão caso concorde comigo...., de um feedback que o preço está deverasmente elevado, (R$ 7,5 p/ 350 ml?)o produto é fato bom, mas temos outras opções semelhantes com melhor custo X benefício, como as Eisenbhan 5 e a versão pale ale.
Grato pelas informações. João