14 junho 2008

Falke India Pale Ale - Instituto Estrada Real

Foto: Latinhas do Bob

O Instituto Estrada Real, uma sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como missão desenvolver o turismo na região por onde passa a Estrada Real, vem licenciando alguns produtos que tenham forte ligação com a história mineira, dentre eles cachaça, queijos, pedras e gemas.

Recentemente a cervejaria mineira Falke Bier foi convidada pelo Instituto para o desenvolvimento de uma cerveja que se enquadrasse no conceito. A pesquisa dos irmãos Falcone levou ao estilo India Pale Ale, que no período da história onde a rota da Estrada Real era utilizada foi criado na Inglaterra para suportar a viagens às Índias. Segundo Marco Falcone, se os ingleses estivessem no Brasil nesta época, e conseqüentemente estariam munidos de suas ales, teriam criado um estilo semelhante, que também resistisse ao trajeto criado por aqui.

Nesta última sexta-feira estive no Bar Anhanguera, onde a cervejaria promoveu uma degustação do protótipo da Falke India Pale Ale – Instituto Estrada Real. Apesar de se tratar de um protótipo, a receita permanecerá a mesma. E que fique registrado, a fórmula já teve êxito logo em sua primeira brassagem, fato raro nestes tipos de testes. Como mudanças certas ficam a embalagem e o belo rótulo, que ganhará a marca do Instituto dentre outros detalhes.

Falke India Pale Ale – Instituto Estrada Real
7,5% ABV

Aparência: Vermelha, límpida, boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Lúpulo floral intenso, caramelo, leve frutado.
Paladar: Presença marcante do lúpulo, tanto em sabor como em amargor. Maltes adocicados, frutas vermelhas, álcool bem equilibrado.
Boa cerveja, como era de se esperar de uma produção Falke Bier.
Para ver a degustação com a Falke Tripel Monasterium, clique aqui. Suas harmonizações, aqui e aqui. A cave da Monasterium, aqui. E o chope Monasterium Olimpo, aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu Caro:

Pelo que foi lido aqui esse é mais um motivo de orgulho para nós apreciadores de uma boa cerveja, pois já logo na primeira amostragem ela se mostrou um sucesso. Bom gostaria muito de poder ter estado lá e provado essa maravilha. Sempre que puder me avise para que jutos posamos degustar sempre uma boa cerveja e falar delas é claro.
Por falar nisso vc tem idéia de quando ela vai começar a ser comercializada para eu poder ir até o Bar Anhanguera saborear (claro que essa e outras Falke´s estão lá com certeza).

Abraços
rubinho (rubinho.cerveja@gmail.com)

Edu Passarelli disse...

Caro Rubinho,

Sem dúvida está produção é um grande motivo de orgulho para nós!

Segundo informações do produtor, em agosto a Falke IPA deve estar no mercado. Vamos aguardar.

Um abraço

Rodrigo Lemos disse...

É isso aí, Edu! Pude estar presente à avaliação da Falke IPA no dia da apresentação dela ao Instituto Estrada Real e posso dizer que ela recebeu nota maior até do que a da Colorado Indica, outra estupenda cerveja... trata-se de uma das cervejas com lupulagem mais marcante do Brasil, você sente a nobreza dos lúpulos utilizados... estamos ansiosos pelo lançamento oficial dela. Um abraço!

Pablito Barros disse...

Seu blog é uma maravilha! Ganhou um leitor.

Anônimo disse...

Edu, onde que conseguimos encontrar a Falke em SP?

Edu Passarelli disse...

Rodrigo,

O Marco me contou desta degustação. Acho as duas excelentes cervejas. Temos que levar em conta o frescor da Falke, que potencializa a presença do lúpulo. Mas, sem dúvida, temos mais um exceleente produto entrando no mercado!

Pablito, obrigado. Este espaço é de todos nós, verdadeiros apreciadores de boas cervejas.

Fabio,
Tudo indica que em agosto ela estará ã venda. Por enquanto, só para testes.

Abraços