26 maio 2008

Leffe Radieuse

A Abadia Notre-Dame de Leffe fica situada próxima a cidade belga de Dinant, ao longo do rio Meuse. Há relatos de produção cervejeira na Abadia desde o século 13, e que foi encerrada com sua parcial destruição durante a guerra napoleônica.

Em 1950 a Abadia passava por sérias crises financeiras. De uma conversa entre um abade e um mestre-cervejeiro local, onde os problemas da Abadia eram o tema, surgiu a idéia da produção comercial de cervejas, com royalties voltados para a subsistência de Notre-Dame de Leffe. Surgia ai a cerveja Leffe.

Dizem que este foi o primeiro acordo entre um fabricante de cervejas e um monastério, apesar de que na Bélgica já eram encontradas diversas cervejas com nomes religiosos, mas nunca produzidas em parceria.

Hoje a Leffe é propriedade do gigante cervejeiro Interbrew, que no Brasil controla a Ambev.

Já publiquei as degustações das Leffe Brune e Blonde aqui antes, e com a Radieuse, completo as variações da marca disponíveis no Brasil.


Leffe Radieuse
8,5% ABV

Aparência: Vermelho escuro para cobre, límpida, boa formação e duração de espuma.
Aroma: Malte intenso, frutas vermelhas, condimentado.
Paladar: Malte, toffee, frutado (cereja, ameixa), álcool, leve amargor final.
Boa cerveja.

6 comentários:

Rodrigo Campos disse...

Olá Edu,
Esta Rdieuse você comprou aqui no Brasil mesmo? Onde? Porque, apesar de oficialmente ser divulgado que está disponível no Brasil acho que a distribuição foi muito limitada e ninguém consegue encontrar. Estou ancioso por prová-la.

Edu Passarelli disse...

Olá Rodrigo,

Comprei ela aqui no Brasil mesmo, no supermercado Zaffari, que fica no novo Shopping Bourbon, aqui em SP. Paguei R$ 4,25 nela. Neste final de semana fui pegar mais algumas e já não as encontrei. Realmente, a distribuição delas está deixando bem a desejar.

Um abraço

Márcio disse...

Aqui em Brasília ainda é possível encontrar a Leffe Blonde e a Brune. A Radieuse sumiu da área já faz pelo menos um mês. Quando será que a distribuição será regularizada?

Rodrigo Campos disse...

Olá Novamente Edu,
Está tão difícil mesmo encontrar a Radieuse que eu tive que comprar na Europa. Agora vou poder prová-la!

Edu Passarelli disse...

Caros,

Parece-me que a distribuição foi prejudicada pela greve da Receita Federal. Vamos aguardar!

Abraços

Anônimo disse...

Acabei de comprar na padaria Tortula (www.tortula.com.br) 04/08/08.