16 maio 2008

Harmonizações Perfeitas : Colorado Appia com Medalhão de Robalo acompanhado de Risoto de Ervilhas Frescas

A Colorado Appia é uma cerveja de trigo que foge do padrão. Além da adição de mel na receita, ela não apresenta os característicos sabor/aroma de banana e cravo encontrados na maioria das Weiss do mercado. O mel traz, além de seu sabor, um agradável doce que se alia com o proveniente do malte, tudo bem equilibrado com uma controlada dose de lúpulo. É leve, fácil de beber, e bastante saborosa.

Busquei um prato de preparo simples e que trouxesse a leveza e delicadeza que a Appia pede. Escolhi o Robalo, um peixe de sabor refrescante, que temperado com o suco de limão e o mel, encontrou na cerveja a bebida perfeita para acompanhá-lo. Já o risoto, saboroso e simples, não se sobrepõe às estrelas principais da harmonização, e é uma ótima opção de acompanhamento.

Medalhão de Robalo acompanhado de Risoto de Ervilhas Frescas

Medalhão

Ingredientes
4 medalhões de Robalo
50 ml de suco de limão siciliano
5ml de mel
Sal e pimenta-do-reino

Preparo
Misture o suco de limão com o mel. Tempere os medalhões com o suco e tempere com sal e pimenta. Grelhe em chapa untada com azeite.

Risoto
Ingredientes

380g de Arroz Arboreo
200g de Ervilhas Frescas
20g de Cebola finamente picada
25g de Manteiga sem sal
100g de Queijo Parmesão em lascas
60ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
100 ml de vinho branco seco
Sal a gosto
1 ½ litro de caldo de legumes

Preparo
Doure a cebola no azeite. Junte o arroz, refogue brevemente e adicione o vinho. Deixe evaporar. Aos poucos vá adicionando o caldo (ele deve ficar conservado quente em outra panela), e mexa o arroz. À medida que for secando adicione mais caldo. A 3 minutos do final, adicione as ervilhas. Quando estiver “al dente” desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão. Misture com cuidado. Verifique o sal e corrija se necessário.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
Como não achei nenhuma comunidade no orkut realmente decente sobre cerveja, resolvi fazer uma. Para ser ponto de encontro dos verdadeiros apreciadores. Inclusive há um link para este site lá, dá uma olhada:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=53157373

Obrigado