22 abril 2008

Starobrno Premium Lager

É curioso pensar que o mercado brasileiro, que é totalmente dominado por cervejas tipo pilsen, só agora começa a receber exemplares legítimos do estilo surgido na República Tcheca.

Estamos acostumados a chamar de pilsen cervejas lager claras, com baixíssimo amargor e pouca presença de malte. Isso sem falar na adição de cereais não malteados. Salvo algumas produções de microcervejarias, como a Slava Pils, e talvez a holandesa abrasileirada Heineken, pouco tínhamos aqui que lembrasse as características encontradas originalmente no estilo.

Isso começa a mudar. Depois de um boom de cervejas belgas, alemãs e inglesas, começam a aportar por aqui exemplares vindos da Republica Tcheca, país “inventor” do estilo pilsen. O primeiro deles foi a Czechvar, e agora chega a Starobrno Premium Lager.

Seguindo as premissas de uma cerveja originalmente pilsen, a Starobrno apresenta boa presença de malte e lúpulo, apesar de não estar dentre as mais fortes.

A cervejaria Starobrno fica localizada na cidade de Brno, e vem produzindo desde o século IX. Em junho de 2007, a cervejaria foi adquirida pela Heineken, transação que foi aprovada pelo “CADE” tcheco em janeiro deste ano.

Starobrno Premium Lager
5,0% ABV

Aparência: Belo dourado escuro, límpida, boa formação e duração de espuma.
Aroma: Malte, pão, lúpulo, floral.
Paladar: Malte, leve doce, bom amargor final.
Cerveja refrescante, saborosa e fácil de beber.

10 comentários:

Anônimo disse...

Edu, e a Edelweiss, austríaca importada pela mesma distribuidora da Starobrno? Já provou? A garrafa, pelo menos, é maravilhosa...

Edu Passarelli disse...

Fabio,

Já provei sim! Logo mais falo sobre ela por aqui.

Um abraço

Anônimo disse...

Faltou a Pilsner Urquell, cuja passagem pelo Brasil, ao que tudo indica, foi apenas um "sonho de uma noite de verão", infelizmente. As últimas latinhas, que eram vendidas a preços exorbitantes, já estão indo para o saco.
Abs!

Edu Passarelli disse...

Verdade, Bob. Acabei não mencionando as lendárias Urquell.

Além do preço exorbitante, elas não estavam em boas condições de consumo. É característica da marca uma leve oxidação, mas essas estavam além da conta!

A importação de lagers deve ser feita com bastante cuidado. Elas são bastante sensíveis ao transporte.

Grande abraço

Anônimo disse...

Edu

Tomei esta cerveja e achei boa também , mas sem nenhuma característica das Pilsen's Tchecas , fraquíssima presença do sabor de lúpulo. Até estou em dúvida se é realmente uma Pilsen tcheca pois na sua embalagem e no site da fábrica(www.starobrno.com) não fala nada sobre isto.
Abraço

Edu Passarelli disse...

Pedro,

Como mencionei no texto, ela não está entre as mais fortes (malte e lúpulo) dentre as Tchecas. De qualquer forma, achei bem perceptível o lúpulo, tanto em aroma como em sabor. Mas, repetindo, nada destacado como em outras produções tchecas.

Já quanto a sua origem, logo na página principal do site citado já está a informação de que a cervejaria fica na República Tcheca. Clicando em "about the company", esta informação se repete. Farei outras pesquisas mais detalhadas sobre a sua origem!

Um abraço

Pedro Fraga disse...

Das tchecas eu sou totalmente apaixonado pela Eggenberg, que é uma cervejaria da cidade de Cesky Krumlov. A Urquell também é fora do comum, assim como as Budweiser.

Incrível como lá elas são vendidas em garrafas de 500ml a preços equivalentes a 2 reais e estão chegando aqui em valores de belgas trapistas ... ;)

Pedro Braga disse...

Que ela é da República Tcheca não tenho dúvida só quanto a ser uma Pilsen pelo fraco sabor do lúpulo , baixo amargor, mas achei em um site a confirmação de que é uma Pilsen mesmo. Eles tem lá uma regra de não poder identificar como Pilsen a não ser que seja da região de Pilsener.
Abraço e continue a nos informar.

Edu Passarelli disse...

Quantos Pedros! rsrsrs

Pedro Fraga,

Desculpe. Li e respondi rapidamente, e não entendi o que você quis dizer. Seu questionamento era quanto a ser uma PILSEN tcheca, e eu entendi que era quanto a sua origem.

Não conheço a Eggenberg. Vou procurar para degustar uma dessas. Valeu pela dica!

Pedro Braga,

Valeu pela informação, e por me fazer entender o questionamento do Pedro Fraga! Para completar a informação, mesmo a Budvar não usa o nome pilsen.

Abraços

Anônimo disse...

Fábio,

Ótima Cerveja Theca de Sabor e Lúpulo aprimorados, não tão forte, mas de sabor e aroma pronunciados. Custo benefício PERFEITO.

Mario Diniz