21 abril 2008

Schmitt Sparkling Ale


A história desta cerveja começou durante os testes para arrolhamento da Schmitt Barley Wine Magnum. Para testar as rolhas contra o vazamento foi colocada uma carga maior de pressão na cerveja e também mais malte na refermentação.

Ao final de dois anos de testes, a Schmitt optou pelo fechamento com rolha metálica, mas perceberam que tinham uma boa cerveja em mãos, uma ale mais carbonatada, com paladar mais refinado e espuma mais consistente. Esta era a Schmitt Sparkling Ale, uma cerveja refermentada na garrafa, não filtrada e com grande presença de gás carbônico.

Degustei uma garrafa do primeiro lote com rótulo, e as minhas impressões seguem abaixo.

Schmitt Sparkling Ale
4,5% ABV

Aparência: Laranja, levemente turva, espuma densa e consistente.
Aroma: Frutado (abacaxi, pêssego), levedura, doce, lúpulo.
Paladar: Malte, doce, frutado, médio amargor, bastante equilibrado.
Boa cerveja, bom drinkability.

3 comentários:

Thiago Valenti disse...

Edu, sparkling ale é realmente um estilo, ou apenas uma "força de expressão" por ter bastante carbonatação?

Já experimentei a sparkling ale da Coopers, e achei bastante interessante, a carbonatação realmente ajuda na drinkability da cerveja.

Marcos disse...

Realmente uma cerveja extraordinária. Não perde nada pra Coopers (na minha opinião, é até mais saborosa). Com um sabor muito característico das Schmitt. Seria em função da fermentação na garrafa?

Só não conhecia ainda a história nem o rótulo.

Forte abraço.

Edu Passarelli disse...

Thiago,

Pelo que sei, a Coopers foi a pioneira no uso do termo "sparkling ale". Porém, nada mais é que uma ale com mais carbonatação.

Marcos,

Ela é bem boa mesmo. Creio que o primming com mais malte e a maior carbonatação deixou o sabor mais apurado do que na ale normal da Schmitt.

Abraços