15 abril 2008

Diário de Bordo : Samuel Adams Cream Stout

Baseado na crença de que os americanos mereciam beber cervejas melhores, Jim Koch fundou a Samuel Adams em 1984. E desde então a cervejaria cresceu muito. Hoje é a maior cervejaria artesanal dos Estados Unidos, superando a marca de produção de 1,2 milhões de litros/mês. Desde 1995 possuem ações na bolsa de valores americana.

A carta de cervejas da Samuel Adams hoje conta com 18 estilos diferentes de cerveja. Produções inusitadas, como a Utopias, cerveja mais alcoólica do mundo (25%), ou a Chocolate Bock, ainda preenchem as opções sazonais. A cervejaria ganhou mais prêmios em competições internacionais nos últimos cinco anos do que qualquer outra cervejaria no mundo.

Degustei a Samuel Adams Cream Stout, sobre a qual relato abaixo. Para ver a degustação com a Octoberfest e a Boston Ale, clique nos links.

Samuel Adams Cream Stout4,9% ABV

Aparência: Marrom escuro, boa formação e duração de espuma.
Aroma: Chocolate, café, doce, malte.
Paladar: Torrado, toffee, caramelo, chocolate. Equilíbrio de amargor com malte.
Ótima cerveja.

5 comentários:

Rodrigo Campos disse...

Olá Edu,
Tenho muita vontade de provar todas as cervejas da Samuel Adams. Devem ser muito boas!
Você viu o Documentário no History Channel? Muito linda a garrafa da Utopias, não? Você tem idéia de quanto custa uma garrafa dela nos EUA? Eles também tem uma strong ale chamada Millennium que parece não ser mais produzida.

Edu Passarelli disse...

Rodrigo,

Uma curiosidade sobre a Utopias é que a garrafa dela é fabricada aqui no Brasil, pela Ceramarte, de Santa Catarina. Ela custava entre 120 e 160 dolares, mas hoje deve valer bem mais, já que a última edição foi feita no ano passado e se esgotou rapidamente. Já a Millennium parece que não será mais fabricada mesmo. Uma pena...

Abraços

Marcio Nel Cimatti disse...

Prêmios merecidos pelo que andei provando. Essa do post de hoje é uma das minhas Stouts preferidas!

Um abraço!

Anônimo disse...

Edu,

Essas cervejas da Samuel Adams são realmente boas...tive o prazer de visitar a cervejaria, em Boston. Há alguma outra cerveja americana que esteja no mesmo patamar?

Abraços,

Wago.

Edu Passarelli disse...

Sim, Wago,

Nos Estados Unidos existem várias boas cervejarias, como a Sierra Nevada, a Anchor, a Rogue, Ommegang, dentre outras.

Abraços