29 fevereiro 2008

Harmonizações Perfeitas : Spaten München e Espaguete na Lingüiça e Mini-abobrinhas

Em uma recente visita ao Mercado Municipal de Curitiba encontrei um belo ingrediente, até então desconhecidas para o cozinheiro cervejeiro que vos escreve. Ao questionar o vendedor sobre o que seria aquele belo legume, obtive apenas a resposta: - Mini-abobrinhas. Não contente com a resposta, mas muito contente com a descoberta, levei uma bandeja para casa.

Em pesquisa no livro Ingredientes, de Lourkie Werle e Jill Cox, achei algo que mais se assemelha às por mim encontradas, que são as abóboras “Custard Marrow”. Não sei exatamente se são elas, mas ao menos visualmente se parecem bastante. Refoguei algumas para testar a receita e o sabor, e verifiquei que elas têm a consistência um pouco mais firme e o sabor delicado, próximo ao de nossa abobrinha.

Munido de uma boa lingüiça comprada alguns dias antes em Blumenau, parti para uma receita onde eu pudesse apreciar o sabor de ambos os ingredientes, e que devia ser algo como “base” que não trouxesse muita interferência.

Com a lingüiça moída e a abobrinha cortada em julienne, iniciei os trabalhos. Em um wok, levei a lingüiça ao fogo, e assim que ela começou a soltar um pouco de gordura acrescentei as abobrinhas, até elas ficarem al dente. Em outra panela com água fervente preparei uma boa massa, também al dente. Escorri a massa e a levei direto para o wok, apenas para misturar os ingredientes. Um bom azeite e um bom pecorino concluíram a receita, simples e muito gostosa.

Estava me esquecendo de um detalhe importante, talvez por minha empolgação com o novo vegetal. Precisava de uma cerveja, afinal de contas estava cozinhando para uma Harmonização Perfeita! Abri a geladeira e logo vi a Spaten. Acertei na mosca!

A Spaten traz boa presença de malte, o que foi ideal para combinar com a massa e a abobrinha. Já o seu lúpulo caiu muito bem com a lingüiça, proporcionando uma refeição muito saborosa!

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

5 comentários:

Vic disse...

Bem, a Spaten não é das minhas preferidas, mas a sugestão é...sugestiva
Abraço, Edu

Anônimo disse...

Encontro essas mini-abobrinhas em algumas lojas do Pão de Açucar aqui em São Paulo. Abraço!

Edu Passarelli disse...

Valeu, Almeida!

Vicente, em Curitiba foi a primeira vez que as vi. Vou tentar o Mercado Municipal e o Ceasa de SP, e caso ache algo, posto aqui.

Abraço

João Gabriel Margutti Amstalden disse...

Edu, acredito que as Spatens não estão mais vindo pro Brasil, qual outra cerveja voce recomenda para harmonizar com este prato???

abraço

Edu Passarelli disse...

João,

Tente a HB Oktoberfest.

Abs