02 janeiro 2008

Westvleteren 8º

Inicio os posts de 2008, e assim abro o ano com chave de ouro, com a cerveja trappista Westvleteren 8°.

Para adquirir um exemplar desses você deve se dirigir a Abadia de Saint Sixtus of Westvleteren (Bélgica), fazendo a reserva de seu lote antecipadamente. Achou complicado? Não para por ai. As reservas devem ser feitas por telefone, e através deste telefone você saberá qual tipo de cerveja, dia e hora em que ela estará disponível. Somente pessoas físicas podem comprar a cerveja, sendo que apenas uma caixa com 24 unidades de 355ml é permitida para cada placa de automóvel previamente comunicada no momento da reserva. Você também deve prometer que não vai revender suas cervejas. Outra opção “legal” é degustá-las no bar “De Vrede”, situado defronte a cervejaria. Talvez estas dificuldades as façam uma das mais raras cervejas no mundo.

Mas a realidade capitalista faz as coisas funcionarem de outro modo. Consegui a minha em uma loja especializada em cervejas, localizada no centro de Amsterdã. Paguei 11 Euros, sendo que na porta da Abadia ela vale 1,14 Euros. No Brasil elas também dão o ar da graça, trazidas pelo belga Xavier Depuydt, por meros R$ 99 a garrafa.

Vale a pena? Eu digo que SIM!

As Westvleteren são cervejas realmente especiais, não só por sua raridade, mas principalmente por sua complexidade e peculiaridade de sabores e aromas. Não possuem rótulos, e apenas as tampas coloridas às diferem umas das outras. A blond usa tampa amarela, a 8° tampa azul e a 12° tampa verde.

Westvleteren 8º
8,0% ABV

Aparência: Marrom para rubi, média formação e duração de espuma.
Aroma: Malte, doce, ameixa seca, chocolate, nozes, levedura.
Paladar: Malte, toffee, caramelo, frutas secas, uva passa, malte, condimentada, tostado, final seco.

4 comentários:

Cris disse...

Oi Edu, só passando para desejar um ótimo 2008, repleto de harmonia (harmonizações também) e muita saúde para poder apreciar tudo isso que você recomenda aqui. Bjs

Vanessa disse...

Olá!
Você se lembra o nome da loja em Amsterdam onde você encontrou a Westvleterem?
Abraços,
Vanessa
www.blogdenosdois.com

Edu Passarelli disse...

Vanessa,

Chama-se De Bierkoning. http://www.debierkoning.nl/

Abs

Vanessa disse...

Muito obrigada, Edu!