04 janeiro 2008

Harmonizações Perfeitas : Robalo ao Perfume de Limão Siciliano e Tomilho e Tomatinhos Confit com Weihenstephaner Weiss

Estamos em pleno verão, estação que pede o consumo de pratos leves e bebidas refrescantes.

As cervejas de trigo proporcionam a refrescância desejada, além de sabores suaves e bastante frutados. Percebem-se também nelas toques condimentados vindos da levedura, e sua boa carbonatação mantém o paladar sempre limpo e eficiente para a percepção de sabores.

O Robalo é um peixe de sabor delicado, carne firme, e que não permite a harmonização com bebidas de sabor pesado. Temperado com tomilho e limão siciliano ele mostra ainda mais sua suavidade, deixando que o tempero traga bastante refrescância ao prato.

A alemã Weihenstephaner Weiss é uma bela pedida para harmonizar com o prato. Possui as características desejadas, e o conjunto alcançou o objetivo desejado: Uma harmonização refrescante e perfeita para o verão!

Robalo ao Perfume de Limão Siciliano e Tomilho com Tomatinhos Confit

Ingredientes
2 filés altos de robalo
200ml de suco de limão Siciliano
Folhas de tomilho
Flor do Sal
Pimenta-do-reino branca moída na hora
10 tomatinhos cereja
100ml de azeite

Preparo
Misture os tomates com metade do azeite, sal, pimenta e parte do tomilho e leve ao forno pré-aquecido (180°C) por 15 minutos, ou até que estejam “derretendo”.
Tempere o robalo com sal, pimenta e o tomilho. Aqueça o azeite restante em uma frigideira. Doure o peixe nos dois lados, não deixando que ele resseque. Quanto atingir o ponto, jogue o suco do limão em cima, e tampe por 1 minuto.
Sirva junto com os tomatinhos confit.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

2 comentários:

Unknown disse...

Edu

São 200 ml de suco de limão mesmo? Ou são 20ml? Adoro essa cerveja e gostei muito da receita, só q achei suco demais pra pouco peixe...

Edu Passarelli disse...

ops...20 ml!!!

Obrigado pela correção!