14 dezembro 2007

Harmonizações Perfeitas : Trança de Filé e Parma e Batatas Duchese com Fuller's 1845

A sensacional Fuller’s 1845 é uma cerveja bastante versátil para harmonizações. Duas boas pedidas para acompanhá-la são as carnes bovina e suína. Preparei uma receita que leva as duas, e escolhi as saborosas batatas Duchese para suavizar o paladar do conjunto. A combinação foi perfeita, permitindo que o prato e a cerveja demonstrassem sua força sem interferir em suas qualidades. Uma verdadeira explosão de sabores!

Trança de Filé e Parma e Batatas Duchese

Tranças de Filé e Parma

Ingredientes
Cabeça do Filé Mignon
100g de Presunto Parma fatiado
1 dente de alho, finamente picado
Manjericão, tomilho e alecrim, finamente picados
50ml de azeite
Pimenta-do-reino moída na hora

Preparo
Corte o filé em tiras longitudinais. Tempere estas tiras com as ervas, o alho e a pimenta. Não salgue, pois o presunto já é salgado. Enrole em cada tirar uma ou duas fatias de Parma, de modo que o filé fique todo coberto. Monte tranças com 3 tiras de filé. Aqueça o azeite um uma frigideira e sele as tranças, em todos os lados. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 7 minutos.

Batatas Duchese

Ingredientes
400g de batatas
70g de manteiga
2 gemas
Noz moscada ralada na hora (pouca, para ajudar a harmonização)
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora

Preparo
Cozinhe as batatas com a casca, até que fiquem em ponto de purê. Descasque-as e amasse, misturando a manteiga, as gemas e os temperos. Forme um purê. Coloque a mistura em um saco para confeitar e molde rosas de batata. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) até dourar por fora.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Nenhum comentário: