01 dezembro 2007

Harmonizações Perfeitas : Torta de Chocolate e Pêras com La Brunette

Umas das harmonizações que eu mais gosto de praticar é das cervejas com chocolates. Na grande maioria das vezes escolho apenas um bom chocolate, uma boa cerveja, e pronto, está feita umas das mais simples e boas harmonizações!

Para acompanhar a stout La Brunette, produzida pela Cervejaria Schmitt, caprichei um pouco mais. Afinal, além de ser uma excelente cerveja, tratava-se da edição limitada 750ml, em garrafas de champagne.

Para a torta de chocolate escolhi uma mistura deles, com a finalidade de equilibrar amargor, doçura e sabor de cacau. Usei também uma fruta (pêra)e amêndoas, para quebrar a forte presença do chocolate e agregar sabor ao prato.

A harmonização se baseou principalmente entre os toques de malte torrado e chocolate que a cerveja apresenta, e seu paladar com alguns toques adocicados foi levemente amenizado pela torta. A presença de chocolate no conjunto foi marcante, sem se tornar enjoativa.

Torta de Chocolate com Pêras e Amêndoas

Para Massa
120g de manteiga sem sal
300g de farinha de trigo
150g de açúcar
40g de amêndoas em lascas
40g de chocolate em pó
50g de cacau em pó

Preparo
Misture todos os ingredientes até forma uma farofa homogênea.

Para o Recheio
1 pêra em laminas
50ml de vinho branco
100g de chocolate Cacau 70%

Preparo
Cozinhe as pêras com o vinho, por 2 minutos. Coe e reserve a fruta. Derreta o chocolate em banho-maria.

Finalização
Divida a massa em duas partes. Em uma forma de fundo removível, abra uma das metades, pressionando levemente. Espalhe as pêras por cima, espalhe o chocolate derretido e cubra com a outra metade de massa. Decore com um pouco de amêndoas por cima. Leve ao forno pré-aquecido (180°C), e deixe assar por 15 minutos. Deixe esfriar. Bom apetite!

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Nenhum comentário: