07 dezembro 2007

Harmonizações Perfeitas : Costeleta de Tambaqui, Risoto de Arroz Negro e Aspargos com La Chouffe

Este bonito corte do peixe amazonense possui sabor bastante intenso e diferente. Sua gordura suave e o sabor da carne conferem à costeleta do Tambaqui características únicas, que fogem do conhecido sabor de peixes de rio. Completando a beleza visual do prato vem o arroz negro, variedade que começa a se difundir no Brasil, e é bastante rica em paladar.

Para harmonizar com este conjunto escolhi a belga La Chouffe. Seus 8% de álcool enfrentam bem a gordura do peixe e seus toques frutados/condimentados fazem frente ao intenso sabor do Tambaqui. Além disso, sua boa carbonatação traz frescor às papilas gustativas, permitindo que tanto o peixe como o risoto demonstrem seus interessantes sabores. Isso tudo sem ofuscar a bela cerveja, que também ganha seu merecido destaque na obra!

Costeleta de Tambaqui e Risoto de Arroz Negro e Aspargos

Costeleta de Tambaqui

Ingredientes
4 costeletas de Tambaqui
1 litro de leite
Suco de um limão
Sal e pimenta-do-reino

Preparo
Deixe as costeletas de molho no leite, em geladeira, por 24 horas. Tempere-as com sal, pimenta e limão. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite as costeletas.

Risoto de Arroz Negro e Aspargos

Ingredientes
200g de arroz negro
1 litro de caldo de legumes
8 aspargos frescos
80g de cebola finamente picada
1 dente de alho finamente picado
200ml de vinho branco seco
50g de manteiga
10ml de azeite

Preparo
Um uma caçarola, refogue a cebola e o alho na manteiga com o azeite. Acrescente o arroz e refogue brevemente. Adicione o vinho e deixe evaporar. Vá acrescentando o caldo de legumes à medida que for secando. Quando estiver próximo ao ponto, coloque os aspargos picados. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Montagem
Sirva as costeletas acompanhadas do risoto. Bom apetite!

Nenhum comentário: