24 outubro 2007

Diário de Bordo : Thomas Hardy's Ale 2006


Uma preciosidade no mundo cervejeiro. Assim posso definir a Thomas Hardy’s Ale, uma barley wine inglesa com 11,7% de álcool apresentada em garrafas de 250ml, sempre safradas e numeradas. Provavelmente é a vintage ale mais famosa no mundo.

Começou a ser produzida em 1968 para marcar o aniversário de 40 anos de morte do autor Thomas Hardy. A cerveja é um blend de ao menos seis outras fórmulas, que passaram por um total de três fermentações.

Apesar de poder ser consumida imediatamente após seu engarrafamento (provei uma 2006), os produtores garantem sua guarda por até 25 anos, e sabe-se que neste período a cerveja ganha muito em complexidade, aromas e sabores. Há relatos de apreciadores que pagam centenas de dólares por 250ml de safras passadas!

Thomas Hardy’s Ale 2006 – n° 32777
11,7% ABV

Aparência: Cobre, límpida, brilhante, quase nenhuma espuma.
Aroma: Ameixas secas, figo seco, compota de frutas, lúpulo, leve álcool.
Paladar: Licorosa, caramelo, toffee, frutas secas, lúpulo, álcool ao final (muito equilibrado). Muito complexa. Excelente cerveja!


4 comentários:

Thiago Valenti disse...

Será que alguma cervejaria artesanal daqui está "maturando" uma vintage ale dessas para lançar no mercado daqui um tempo..? Era uma..

Edu, da onde tu arranja essas cervejas todas? Pelo amor de Deus..

Rodrigo Lemos disse...

Thiago ( E Edu tb)... sem querer antecipar mas antecipando, tudo indica que a Falke está desenvolvendo uma vintage ale no melhor estilo inglês... estou ansioso pra vê-la na minha frente!
Abraços!

Edu Passarelli disse...

Thiago,

Algumas eu trago de viagem, outras amigos trazem, outras ganho... Como diria Sady Homrich: O Importante é que a fonte nuuunca seque! rs

Thiago e Rodrigo,
É verdade. Estou sabendo que em breve a Falke já coloca as primeiras Vintage para testes. Sabendo da grande qualidade dos produtos deles, tenho certeza que algo espetacular vem por ai!

Abraços

Vic disse...

Quem dera encontrar dessas por aqui, Edu!