01 agosto 2007

Bierbrouwerij de Koningshoeven - La Trappe

Fachada do Monastério

No século XVII, monges cistercienses fundaram a abadia francesa de Notre-Dame de la Trappe, optando por um modo de vida bastante simples, se comparado ao luxo vivido pelos monges até então. O novo estilo de vida tinha foco na oração, no trabalho rural, no silêncio, na disciplina e no isolamento do mundo externo. Para o sustento do monastério, produziam queijos, pães e vinhos. Eram conhecidos por Trappistas.

Durante o império de Napoleão Bonaparte os monastérios foram fechados e muitos monges expulsos do país. A abadia de Notre-Dame de la Trappe dividiu-se e sete novas abadias trappistas foram instaladas, sendo seis na Bélgica e uma na Holanda.

A holandesa foi instalada na região onde hoje fica Berkel-Enschot, em um local conhecido por “de Koningshoeven”, em virtude do lugar já ter sido propriedade do Rei Guilherme II. Foi batizada com o nome de Onze Lieve Vrouw van Koningshoeven.


Vista interna do Monastério

Como a Holanda não possuía terra boa para o plantio de uvas, os monges perderam uma das fontes de renda para o sustento do monastério. Porém, as terras holandesas eram grandes produtoras de cevada, e a cerveja foi o produto escolhido para auxiliar na subsistência dos monges. Desde 1884 que a cervejaria Bierbrouwerij de Koningshoeven, mais conhecida por La Trappe, vem produzindo cervejas de qualidade, hoje em uma moderna fábrica, mas sem deixar de lado seus princípios.

Sala de brassagem
O monastério, construído em estilo neo-gótico, traz a impressão de que retornamos ao passado. A paisagem é bucólica e serena, e a paz só é interrompida quando se aproxima do bar, na fábrica. O ambiente é animado e acolhedor, e lá pode-se degustar todos os seis estilos produzidos pela La Trappe.
Área externa do bar

Para proteger a imagem, marca e qualidade das cervejas trappistas, foi criado um selo de autenticidade para as cervejas produzidas dentro de abadias trappistas, o Authentic Trappist Product. A La Trappe é umas das sete no mundo que podem utilizá-lo!
As Cervejas
Estive na cervejaria, onde fui recebido para uma visita exclusiva. Lá, além de conhecer o processo de fabricação das cervejas, ouvi um pouco de sua história e visitei os antigos equipamentos; também pude degustar os seis tipos por eles produzidos.
Cardápio do bar
Blond (6,5%) – Dourada, boa formação de espuma, aroma frutado, com destaque para o pêssego. Paladar adocicado, também frutado e condimentado.

Dubbel (6,5%) – Cor marrom, média formação de espuma. Aroma de malte, frutas escuras, banana e fermento. Paladar maltado, adocicado e com notas de ameixas secas.

Tripel (8%) – Cor laranja escuro, média formação de espuma. Aroma cítrico, adocicado, condimentado, fermento. Paladar adocicado, caramelo, lúpulo e fermento.

Quadrupel (10%) – Cor ruby para marrom, com boa formação de espuma. Aroma de malte, frutas secas, toffee, fermento, chocolate, pimenta-do-reino. Paladar com notas de malte, toffee, chocolate, especiarias, lúpulo, álcool, ameixas secas. Cerveja bastante complexa, espetacular!
Witte (5,5%) – Dourada, com boa formação de espuma. Aroma cítrico, laranja, tutti-frutti, herbáceo. Paladar cítrico, leve adocicado, laranja, malte, fermento. Bastante refrescante.

Bock (7%) – Cor vermelha escura, boa formação de espuma. Aroma de malte, chocolate, caramelo, leve tostado. Paladar com toques torrados, malte, caramelo, bom amargor. Outra grande pedida!

Onde:
Bierbrouwerij de Koningshoeven B.V. – La Trappe
Einshovenseweg 3
Berkel-Enschot
Postbus 394, 5000 AJ
Tilburg – Holanda
Tel: +31 (0)13 535 81 47
http://www.latrappe.nl/

Dica: Ao chegar de trem na estação central de Tilburg, pegue o ônibus 141 e solicite para descer em frente ao monastério. Faça a reserva para visita antecipadamente.
La Trappe no Brasil
Bier & Wein
Visita em junho de 2006

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Edu pela matéria! excelente, ainda mais se tratando da cerveja que mais gosto nessa minha nova ´paixão, as beers - La trappe!!!!!

Anônimo disse...

Edu, lindas imagens! Como te falei estarei na La Trappe no início de setembro. Depois te mando mais imagens/info. Abraço. Marcelo Stein.

Marcio Nel Cimatti disse...

Adorei o post!!! Conte mais das cervejas Holandesas!!

Abs!!

Marcio

Anônimo disse...

Ah, que sede...

Edu Passarelli disse...

Obrigado a todos!

Léo, Realmente estas cervejas são para se apaixonar!

Marcelo, você vai aproveitar muito, tenho certeza! Depois quero ver mesmo as fotos!

Marcio, ainda vem muito mais da Holanda por ai!

Abraços

Unknown disse...

São mesmo v+cervejas espectaculares :-)

Felipe.Bier disse...

Achei simplesmente fantástica a postagem, parabéns Edu !!!

Felipe Viegas
Bier & Wein Importadora/MG

Edu Passarelli disse...

Obrigado, Yard e Felipe!