28 agosto 2007

Baden Baden x Baden Baden

Desde a aquisição da cervejaria de Campos de Jordão pela Schincariol os fãs da Baden Baden se preocupavam com possíveis alterações na fórmula dos produtos. Esta é uma preocupação bastante plausível, já que o país tem algumas histórias de micro cervejarias adquiridas pelas macro e que tiveram a sua receita alterada, normalmente buscando “abrasileirar” o sabor da cerveja. Sabe-se que produtos com o paladar mais ameno tendem a agradar um maior número de consumidores. A pergunta estava no ar: Será que a Baden Baden, conhecida por suas cervejas de sabor complexo e diferenciado, iria passar por isso? Comunidades no Orkut relacionadas à Baden Baden estão cheias de comentários sobre o assunto, e alguns jurando de pés juntos que a cerveja já é outra.

Curiosos com a possível “Nova Baden”, eu e o Roberto Fonseca resolvemos tirar a prova dos nove. Buscamos em nossas adegas versões da Celebration Inverno 2006 e Red Ale, ambas produzidas antes da venda da cervejaria, e colocamos frente a frente com as Celebration Inverno 2007 e Red Ale, ambas produzidas pós venda. Escolhemos o bar FrangÓ como local para a degustação, e reunimos mais alguns especialistas em cervejas para nos acompanhar. O time formado tinha a minha presença, Roberto Fonseca (Latinhas do Bob), André Clemente (Prazeres da Mesa), Cilene Saorin (Mestre Cervejeira e Beer Sommelier) e Cássio Piccolo (FrangÓ).

A degustação ocorreu às cegas, ou seja, apenas sabíamos o estilo de cerveja que estava sendo servido, mas não qual era o ano de sua produção. Iniciamos com a Celebration Inverno, e depois partimos para Red Ale. As amostras foram servidas pelo beer sommelier do FrangÓ, Fabiano Bellucci.
Apesar de algumas diferenças notadas entre as safras, como maior ou menor amargor, licorosidade, toques adocicados, entre outros, foi consenso geral que aparentemente não existem alterações na fórmula, e que as diferenças encontradas foram provocadas pela ação do tempo de guarda das cervejas. As cervejas da safra anterior, mesmo com a data de validade vencida, ainda se encontravam em perfeitas condições para o consumo. Portanto, até o momento, acreditamos que as cervejas mantêm a mesma formulação.

Após esta degustação, o Cássio ainda nos proporcionou uma degustação de Lagers estilos Pilsen e Dunkel, holandesas, trazidas há um pouco mais de 1 ano. Nestas foram encontrados alguns defeitos, totalmente esperados, já que cervejas delicadas como do estilo Pilsen dificilmente mantêm suas características originais após a data de validade. Porém também encontramos algumas boas surpresas, e claro, adquirimos mais experiência em degustações!

6 comentários:

Anônimo disse...

Uma vez eu tomei, em uma garrafa de Red Ale, a versão Stout deles, pois a cerveja era bem mais escura. Sabe se o SAC da Baden Baden também sofreu alterações? Antes da venda era bastante informal...

Abraços.

Anônimo disse...

Edu,

ótima matéria. De fato esta era uma dúvida de todos e, vamos brindar, a resposta foi a melher possível.

Abraços,

Pedro Braga.

Anônimo disse...

O que me causa surpresa é que já degustei várias cervejas alemãs, com preço abaixo do que é cobrado pelas cervejas produzidas pela Baden Baden.

Marcio Nel Cimatti disse...

Bom saber que não alteraram a Baden.

Falando nas cervejas holandesas, o interessante por aqui é descobrir as pequenas produções de excelente qualidade.

Anônimo disse...

Olá Edu,

A Baden Baden Golden já sofreu alterações. Inclusive não segue mais as leis da bavária desde que adicionaram canela à formula tornando-a muito adocicada e com forte sabor da mesma. Na minha opinião estragaram a cerveja.

Edu Passarelli disse...

Caro Marcos,

A Golden, assim como outras Baden, apenas tiveram seus rótulos legalizados e que passaram a conter todos os ingredientes presentes na cerveja. A canela já fazia parte da cerveja, desde que foi lançada no mercado. O que eu acredito que pode ter acontecido é que o seu paladar evoluiu com a degustação de boas cervejas, e ai você descobriu que a Golden não é uma boa cerveja mesmo!

Um abraço e obrigado pela visita.