20 julho 2007

Harmonizações Perfeitas : Tapas de Salmão e Hoegaarden Grand Cru


As tapas são o petisco tradicional espanhol. Sua variedade e estilos são imensos, e podem variar de azeitonas, frutos do mar, anchovas, até as fatias de pão com alguma cobertura, que acabaram se tornando as mais clássicas. Podem ser frias ou quentes. Geralmente são consumidas no happy-hour.

As cervejas de trigo podem ser grandes parceiras da gastronomia, já que harmonizam com uma grande variedade de alimentos. A Hoegaarden Grand Cru, uma edição especial da famosa Wit Bier belga, foi a escolhida para harmonizar com as tapas de salmão. Com seu poder alcoólico de 8,7% (porém muito bem equilibrado), seu forte corpo, os toques cítricos e o leve amargor do lúpulo a cerveja é ótima para acompanhar o salmão. As tapas, que além do salmão levam maionese de wasabi e uma folha de rúcula, têm sabor forte e bastante complexo, e não poderiam batalhar com uma cerveja de corpo menor.

Tapas de Salmão

Ingredientes
10 fatias de pão italiano
100g de salmão cortado em fatias finas
50g de maionese
10g de wasabi
10 folhas de rúcula
20ml de suco de limão
Sal

Preparo
Misture a maionese com o wasabi, e espalhe em cima de cada fatia. Disponha por cima uma folha de rúcula e as fatias de salmão, já temperadas com sal e pimenta.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

2 comentários:

Anônimo disse...

adoro esta cerveja... onde posso comprar aqui no brasil?

Edu Passarelli disse...

Até pouco tempo atrás ela podia ser encontrada do Belgian Beer Paradise. Hoje ela é da Inbev, que parece ainda não ter planos para trazê-la ao Brasil... Vamos torcer para que eles mudem de idéia!