16 maio 2007

Artesãos da Cerveja : Confraria do Marquês Belgian Strong Ale

Há quase 10 anos três apaixonados por cerveja de boa qualidade: Mauro, Pedro e Tiago, deram os primeiros passos para o que viria a ser, em 2005, a Confraria do Marquês. Como a grande maioria dos brasileiros nesta época, eles pouco sabiam sobre cervejas além das cervejas pilsen brasileiras.

Foi Pedro que apareceu com a novidade: após algum tempo morando no Colorado (EUA) chegou ao Brasil com a certeza de que se podia produzir boas cervejas em casa, afinal já tinha passado por esta experiência na terra do Tio Sam! Convenceu Mauro a ser seu “sócio” na compra de um kit básico para produção de cerveja caseira. Enquanto isso, Tiago ainda assistia tudo um pouco descrente.

Vinte dias de fermentação e maturação e a primeira garrafa foi aberta. O barulho era semelhante ao de uma cerveja comercial, e no final das contas eles tinham o tão sonhado líquido pronto! Os três se apaixonaram pelo assunto! Apesar de hoje saberem que aquela experiência não produziu nada de qualidade, naquele momento o feito era uma glória, e serviu de impulso para criação da Confraria.

Neste tempo de existência a Confraria do Marquês sempre buscou compartilhar os conhecimentos adquiridos com outros cervejeiros caseiros. Mesmo no principio enfrentando a falta de informações disponíveis, a fraca cultura cervejeira e também a dificuldade em reunir interessados no assunto eles não desistiram.

Hoje, muito estudo e prática depois, a Confraria já desenvolveu seu próprio método de produção e ensino, ministra cursos para principiantes na arte cervejeira e realiza encontros regulares com os cervejeiros caseiros. E foi num desses encontros que surgiu a idéia da ACervA Carioca.

Isso tudo sem deixar de lado o seu ideal: compartilhar e divulgar a educação cervejeira.

Degustei uma das produções da Confraria do Marquês, uma Belgian Strong Ale espetacular! Sei que são professores no assunto (inclusive fiz meu curso com eles), mas realmente esta cerveja estava no nível de grandes cervejarias internacionais. Aroma e paladar ricos e complexos, com excelente corpo e muito marcante.

Belgian Strong Ale Confraria do Marquês
8,2% ABV

Aparência: Marrom escura, ótima formação e duração de espuma.
Aroma: Caramelo, lúpulo, levedura, frutado.
Paladar: Toffee, frutas secas, malte, banana, álcool, fermento. Complexo.

Onde:
Confraria do Marquês
http://www.confrariadomarques.com.br/

2 comentários:

Botto disse...

Realmente as cervejas da Confraria são maravilhosas. Sorte a minha de morar pertinho e poder a toda semana, ou quase, experimentá-las.
Parabéns, Mauro, Tiago e pedro.

Anônimo disse...

Olha o cara aí, ó. Que bairrismo, fala sério mermão!
Brincadeira à parte, esta turma do RJ (Botto, Tiago, Mauro e Pedro)tem mais é que trocar elegios. Os poucos contatos que tive com as cervejas deles (artigo para poucos) foram inesquecíveis.
São pioneiros e estão muito afrente da média na fabricação de cervejas artesanais caseiras.
Abraços.
Pedro (o original de São Paulo).