13 abril 2007

Harmonizações Perfeitas : Rochefort 8º e Crème Brulée de Chocolate

Na Abadia de Notre Dame Saint-Remy é fabricada a cerveja Rochefort.
A cervejaria produz três tipos de cerveja: Rochefort 6°, Rochefort 8° e Rochefort 10°. Os números que seguem o nome vêm de uma antiga unidade de medida da densidade: a graduação legal belga, correspondente aos valores das densidades medidas sobre os mostos, antes da fermentação das cervejas e, portanto, não indicam o grau de álcool da cerveja. Por razões históricas, estas denominações continuam sendo utilizadas atualmente. O consumidor final não pode em caso algum comprar diretamente na cervejaria, sendo sua venda efetuada somente por revendedores autorizados, que vão retirar pessoalmente as cervejas na abadia.
Para harmonizar com uma Rochefort 8º escolhi um Creme Brulée de Chocolate. As cervejas trapistas, graças a sua complexidade de sabor, permitem harmonização com diversos pratos. O chocolate é um destes casos, pois permite equilíbrio dos sabores marcantes de ambos. A cerveja ainda com seu potente teor alcoólico e bom amargor neutraliza a gordura do chocolate, permitindo que o sabor de cacau se destaque. O caramelo no Crème combina bem com os toques caramelados da cerveja, deixando na boca uma gostosa sensação doce ao final. Isso sem falar da baunilha, característica também presente em ambos.

Crème Brulée de Chocolate


Ingredientes
500 ml de creme de leite fresco
300ml de leite
80grs de açúcar
80grs de cacau em pó
40grs de chocolate em pó
1 fava de baunilha
8 gemas passadas por peneira

Para untar
Manteiga
Açúcar granulado

Para polvilhar
Açúcar peneirado

Modo de fazer
Em uma panela coloque o creme de leite, o leite, o cacau, o chocolate e metade do açúcar. Misture bem. Corte a fava de baunilha, raspe bem e junte a fava aberta à panela levando em seguida ao fogo até ferver.
À parte, bata as gemas (sem as películas) até dobrarem de volume, acrescente o açúcar e bata mais um pouco.
Adicione o leite fervido e quente, mexa bem, passe por peneira e distribua o creme em tigelas refratárias, untadas com manteiga e polvilhada de açúcar.
Leve ao forno quente, em banho-maria, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por 2 horas.
Após esse tempo, retire da geladeira e polvilhe em cada tigela, uma colher de açúcar.
Queime o açúcar com o maçarico. Polvilhe imediatamente o restante do açúcar, deixe descansar por 3 minutos e repita a operação caramelando com o maçarico. Sirva em seguida.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

2 comentários:

Rodrigo Lemos disse...

Nossa !!! De matar !!! Essa é uma das 5 melhores cervejas que já bebi... com uma harmonização dessas, afe...

Cris disse...

Hum... esse crème brulée está de dar água na boca...