10 março 2007

St. Patrick

O homem que se tornou St. Patrick, o santo patrono da Irlanda, nasceu no país de Gales aproximadamente no ano 385 d.C. Seu verdadeiro nome era Maewyn, e ele quase não conseguiu ser bispo porque não tinha estudos suficientes.

Longe de ser um santo, até os 16 anos, ele se considerava pagão. Nessa idade, ele foi vendido como escravo por um grupo de piratas que atacou sua vila. Durante seu cativeiro, ele se aproximou de Deus.

Seis anos depois, ele escapou da escravidão e foi para Gaul, onde estudou no monastério de St. German - bispo de Auxerre - por um período de doze anos. Durante seu treinamento, ele percebeu que sua vocação era converter os pagãos ao cristianismo.

Ele desejava voltar para a Irlanda, a fim de converter os nativos pagãos ao cristianismo. Mas seus superiores nomearam St. Palladius. Dois anos mais tarde, Palladius foi transferido para a Escócia. Patrick, que já tinha adotado este nome cristão, foi nomeado segundo bispo da Irlanda.

Patrick obtinha muito sucesso em converter fiéis, e este fato preocupou os Druidas Celtas, os religiosos pagãos. Patrick foi preso muitas vezes, mas escapou de todas as prisões. Ele viajou pela Irlanda, estabelecendo monastérios através do país. Ele também montou escolas e igrejas que o ajudariam a transformar a Irlanda em um país cristão.

Sua missão na Irlanda durou 30 anos. Depois disso, Patrick aposentou-se no município de Down. Ele morreu dia 17 de março de 461 d.C. Este dia transformou-se no dia de St. Patrick, desde então.

Muito do folclore irlandês baseia-se no dia de St. Patrick. Mas nem tudo tem realmente fundamento.

Um exemplo disso é a crença de que St. Patrick ressucitava pessoas. Também se diz que ele expulsou todas as cobras do topo de uma montanha da Irlanda. Na verdade, nenhuma cobra era nativa da Irlanda e algumas pessoas acham que esta metáfora refere-se à conversão dos pagãos. Embora seja originalmente um dia sagrado católico, o dia de St. Patrick evoluiu para um feriado tradicional.

Um ícone tradicional deste dia é o trevo. Isto refere-se à lenda de que St. Patrick usava o trevo de três folhas para explicar a santíssima trindade. Ele o usava em seus sermões para mostrar como o Pai, o Filho e o Espírito Santo poderiam existir como elementos separados de uma mesma entidade. Seus seguidores adotaram o costume de usar um trevo neste dia festivo.

Hoje em dia, chope verde e cerveja Guinness são quase "obrigatórios" para comemorar a festa!

Fonte: http://wilstar.com/holidays/patrick.htm

Nenhum comentário: