27 dezembro 2013

As Melhores Cervejas de 2013


Desde 2006 publico aqui a minha lista das melhores produções nacionais do ano. Não são necessariamente lançamentos, mas sim cervejas que marcaram o meu ano. Este é o oitavo ano que faço a lista, e – felizmente- o ano mais difícil de escolher. São muitas as boas opções vindas do mercado nacional, o que mostra não só o crescimento em volume, mas também em qualidade das produções nacionais.
Apesar da dificuldade em escolher, um nome era certo toda vez em que eu pensei sobre as cervejas do ano. Bodebrown/Stone Cacau IPA. Confesso que quando soube da idéia, não botei muita fé. Mas foi só sentir o aroma desta cerveja para ver que eu estava completamente enganado. Que combinação! Que cerveja!
Também de Curitiba, a Jan Kubis, da moçada da DUM que chamou a atenção no final do ano, quando passou a ser distribuída em São Paulo. Passou fácil para a lista de minhas cervejas do dia-a-dia. Fácil de beber, mas cheia de personalidade, e com uma lupulagem deliciosa!
Outra que passou a ser uma de minha dia-a-dia foi a O Calibre, produzida pela Bamberg em homenagem aos 30 anos da banda Os Paralamas do Sucesso. German Pilsner bem executada, daquelas que dá pra passar o dia tomando.
E pra fechar a lista, Morada Double Vienna, de Curitiba. Alem de mostrar que a cidade é a “bola da vez” na cena cervejeira, com grandes produções e muita coisa acontecendo, a cerveja é potente, amarga da medida certa e muito saborosa. Fora o rótulo, genial!
Tenho certeza que 2014 me trará muito mais trabalho pela frente! Feliz ano novo!

6 comentários:

Bruno Medias disse...

Tomei a cacau IPA e a double vienna no festival da cerveja em Blumenaubesse ano. Foram duas das melhores que tomei na ocasião! Por sinal tenho uma doublr vienna em casa e vou tomar pra comemorar! Hihihi!

Anônimo disse...

Primeiro ano que não aparece uma Colorado Indica ou Vixnu... É, o ano foi realmente surpreendente... Hehe...

Abração,
Rafael Bertges

Edu Passarelli disse...

Bruno,

Foi lá que provei ambas pela primeira vez! Boas, né?

Rafael,

Ainda tenho a Indica como um xodó! rsrs Mas neste ano, não entrou na lista.

Abraços!

Anônimo disse...

Não tinha um espacinho para a Seasons Holy Cow, Edu?

Edu Passarelli disse...

Giovanni, tudo bem?

Não provei a cerveja. E em SP foi praticamente impossível ter acesso às Seasons neste ano. Mas, pelo que ouvi de amigos, é uma bela cerveja!

Um abraço

Anônimo disse...

Da-lhe cervejas do Paraná! é nóis! Em Curitiba você encontra na loja Mestre-Cervejeiro.com Juvevê.