15 outubro 2012

Bamberg CaoS


A cervejaria Bamberg lançou mais uma edição sazonal em sua linha. Batizada de CaoS, a nova cerveja é do estilo doppelsticke, de origem alemã.
Em seu blog, Alexandre Bazzo – cervejeiro da Bamberg-, conta que Doppelsticke é um estilo muito raro de se encontrar no mundo, com pouquíssimas referencias de pesquisas, mas com uma história muito rica, originária de Dusseldorf, na Alemanha, teve sua origem das tradicionais Altbiers e surgiu de um erro cervejeiro.”
Diz ainda que “A palavra Sticke significa Segredo no dialeto local. Diz a lenda que no tempo em que as matérias-primas da cerveja eram medidas por baldes, num certo dia o cervejeiro jogou na mostura alguns baldes a mais de malte, e ao perceber isto teve que balancear com lúpulo e por conseqüência teve uma cerveja mais alcoólica, mais encorpada e mais amarga que a Alt tradicional. A cerveja todo mundo gostou, mas como foi resultado de um erro por muitos anos a receita foi passada de cervejeiro para cervejeiro como um segredo, daí a origem do nome.”
Degustei a cerveja, que traz notas frutadas e carameladas no aroma, com lúpulo também aparecendo. No paladar toffee, frutas secas e álcool (ela tem 8% de teor alcoólico) aparecem. Apesar de ter 101 IBU (índice utilizado para medir amargor, uma cerveja comercial comum tem por volta de 8) o amargor aparece bem equilibrado. Boa cerveja. Destaque para outro belo rótulo, de autoria de André Clemente.

5 comentários:

sitios web disse...

excelente no hay como una cerveza de este estilo...saludos

Edu Passarelli disse...

Saludos!

Cavalari disse...

Boa noite Edu. Vc sabe me dizer se a caos tem algo a ver com o sepultura? Obrigado.

Edu Passarelli disse...

Cavalari,

Não tem.

Abraço

diseño web disse...

creo que esta es una excelente cerveza ...una de las mejores