20 abril 2012

Harmonizações Perfeitas: Bobó de Camarão e Witbier


O Bobó de Camarão é um prato de origem africana com grande influência indígena, une ingredientes típicos brasileiros como a mandioca, azeite de dendê e o camarão, com poucas variações. Um prato de execução simples, possui três elementos básicos: a mandioca que traz o doce do prato; o Azeite de dendê traz o condimentado, a gordura marcante e sabor e essência característicos; e o camarão, elemento que traz o frescor do mar com sabor marcante e definido, além de um toque adocicado. Escolhi uma Witbier, que apresenta textura cremosa, assim como o prato, e faz bela combinação com o camarão. Sua refrescância é ideal para combater as notas condimentadas do prato, especialmente do Dendê, e sua potência de sabor não passa por cima do prato. Uma delícia!
Ingredientes:
500g de camarão médio sem casca
6 camarões Rosa G, com casca
1kg de mandioca descascada
80ml de azeite de oliva
100ml de azeite de Dendê
60g de manteiga
300ml de leite de coco
1 pimentão vermelho sem pele
1 cebola
200g de tomates pelados, cortados
em pequenos pedaços
3 dentes de alho
Pimenta Dedo de Moça a gosto
Pimenta-do-reino
Sal

Pré-preparo:
Pique finamente o alho, a cebola e a pimenta. Pique o pimentão em cubos pequenos. Descasque os camarões G, limpe-os e reserve as cascas. Corte a mandioca em pedaços médios. Tempere todos os camarões com sal e pimenta-do-reino. Em uma panela grande, ferva 3 litros de água, com a mandioca e as cascas do camarão. Quando a mandioca estiver mole, retire-as e amasse em um amassador de batatas. Reserve quente.

Preparo:
Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira, e refogue o alho e os tomates. Antes de atingir o ponto, acrescente os camarões, e refogue até chegarem próximo ao ponto. Reserve, separando os camarões médios dos grandes. Na mesma frigideira, refogue a cebola e o pimentão, com a manteiga. Reserve. Em um bowl, misture a massa de mandioca, o leite de coco, a cebola e o pimentão e o azeite de Dendê, até formar um creme homogêneo. Passe para uma panela e leve ao fogo baixo. Acrescente os camarões médios e deixe no fogo até atingir a temperatura de servir.

Farofa de Dendê
Ingredientes:
100ml de azeite de Dendê
80g cebola finamente picada
200g de farinha de mandioca crua
Preparo :
Refogue a cebola com o Dendê, e vá acrescentando a farinha aos poucos. Não deixe que ela seque muito. Tempere com sal.

Montagem: Em um prato grande, disponha uma porçao de Bobó, uma de arroz branco e a farofa de Dendê. Decore com os camarões grandes. Serve 6 porções.


Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

3 comentários:

Unknown disse...

Hahahaha, eu harmonizei Bobó com IPA e ficou muito legal tb. Bobó de camarão é um prato sensacional da cozinha nacional que merece uma bela cerveja ao lado!

abraços

Panela de Malte

Edu Passarelli disse...

Certamente merece uma boa cerveja, João!

O que você acha de uma Pale Ale tradicional? Tenho a impressão de uma IPA passar por cima do prato. Mas o ideal seria provar junto.

Um abraço

Unknown disse...

hahahaha, então Edu, a IPA que eu utilizei é uma nacional mais leve, alguns degustadores inclusive a colocam fora do estilo IPA e a consideram uma Pale Ale mesmo. Mas é uma excelene cerveja e combinou direitinho!