24 fevereiro 2012

Harmonizações Perfeitas: Queijo tipo Serra da Estrela e Schmitt Barley Wine



A idéia de harmonizar o queijo Serra da Estrela surgiu após um comentário feito pelo Bob no post de Harmonização de Queijos e Cervejas. Lá ele perguntava sobre qual seria uma boa cerveja para combinar com este queijo, que tem origem portuguesa e usa leite de ovelha na sua fabricação. De cara sugeri uma Bière de Garde escura, que creio fazer um bom par com o queijo.

Porém, já há algum tempo queria beber uma Schmitt Barley Wine, a qual guardei pelos últimos 5 anos. Também estava querendo comer novamente o queijo curado de massa cremosa tipo Serra da Estrela do Sitio Solidão, um dos melhores produtores de queijos do Brasil, vontade essa que só aumentou lendo os comentários do post. Entrei em contato com o Sitio Solidão via site e consegui comprar o queijo por Sedex. Pronto, tava armada mais uma harmonização!

O queijo, assim como eu tinha na memória, é realmente muito bom. A casca tem sabor intenso e o interior é cremoso e com notas amanteigadas. E a cerveja, sobre a qual eu estava curioso para avaliar o envelhecimento, foi outra boa surpresa. Algumas notas de oxidação e leve autólise estavam presentes, mas ela ainda apresentava sabor com notas de frutas secas, residual adocicado e o álcool bem presente.  Bela harmonização!

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

11 comentários:

Bob disse...

Boa, nobre. Já me sugeriram tentar a guarda das Schmitts com as long necks, pois os resultados seriam melhores. Da minha parte, tenho aqui algumas com uns 3 anos. Veremos.
Abs e obrigado pela menção
Bob

Edu Passarelli disse...

Bob,

Tenhos LNs com 3, 4 e 5 anos. Vamos marcar uma degustação?

Abs

Anônimo disse...

Oi Edu!! Aproveitando que o assunto ainda é queijo, alguma dica de cerveja para o Tête de Moine? Obrigado!!

Abs

Danilo Paolillo

Edu Passarelli disse...

Danilo,

Adoro o suiço Tête de Moine. Tenho até um Girolle! :)

Este queijo tem notas amendoadas, levemente adocicadas e com um toque condimentado. Acho que uma boa Brown Ale faria bonito com ele!

Abraço

Anônimo disse...

Legal Edu!!
Eu achava que o girolle era preciosismo, mas impressionante como o sabor fica melhor, fora o visual das flores!! Costumo brincar que é o Kwak dos queijos por causa do acessório diferenciado. Vou de brown ale na próxima vez! Obrigado!!

Forte abraço!!

Danilo Paolillo

Marina Fuentes disse...

Que delícia Edu. Amo tanto esse queijo que acho que ele harmoniza com tudo, desde que eu esteja presente rs. beijos

Edu Passarelli disse...

Marina,

Queijos e cervejas são demais! Com este, então! rsrs

Bjo

Anônimo disse...

Ola Edu, trabalho com serra estrela e harmonizei com a Dubbel da Leuven, ficou muito bom.

Edu Passarelli disse...

Olá Anônimo,

Onde você trabalha com este queijo? Tenho interesse em comprar!

Abs

Fabio disse...

Edu, sou um apreciador de queijos, em especial do Tête de Moine. Não tenho tido muito sucesso em encontrá-lo no Pão de Açucar. Vocês conhecem algum outro ponto de venda em São Paulo?
Obrigado,
Fábio Castello

Edu Passarelli disse...

Fabio,

O que encontrei por aqui foi justamente no Pão de Açúcar, e era de importação deles.

Um abraço