27 dezembro 2011

As Melhores Cervejas de 2011

Pelo sexto ano consecutivo faço a lista de minhas cervejas prediletas dos últimos doze meses. Nela só entram produções nacionais, refletindo apenas o meu gosto pessoal, e constam cervejas que de alguma forma marcaram o meu ano. Listas costumam gerar polêmica, mas não é esta a idéia. Quero apenas relatar aqui o que julgo serem os destaques de 2011, já que muitos me perguntam sobre isso. Ao lado tem links para as listas dos outros anos.

Feliz 2012, que certamente será um grande ano para a cerveja no Brasil! Saúde!

Bamberg Camila, Camila

Esta pilsen de alma checa feita em homenagem a banda gaúcha Nenhum de Nós é realmente especial. Lúpulo, malte e fermento vem da República Tcheca, o que até então nunca tinha acontecido com nenhuma produção nacional. O lúpulo Saaz aparece em evidência, muito bem escoltado pelo malte, que lembra pão, caramelo e cereais. Bela cerveja. Bela homenagem!

Way Beer 8S

Uma parceria liderada pela Way (veja aqui) resultou nesta Pale Ale de alma americana, bastante saborosa e surpreendente. Não tem como ficar de fora da lista!

Bierland Imperial Stout

A cervejaria Bierland fortaleceu suas produções especiais em 2012. O trabalho do sommelier Paulo Bettiol aliado ao do mestre cervejeiro Ilceu Dimmer trouxe novas produções ao mercado, como a Imperial Stout. Notas de café e chocolate e a potência do álcool fazem dela uma de minhas prediletas em 2012!

Colorado Vixnu

Depois de muito brigar contra burocracias do governo a Colorado conseguiu lançar sua Imperial India Pale Ale, batizada de Vixnu. Potente, ela traz notas marcantes de lúpulo, no aroma, amargor e sabor. Passa a ser distribuída oficialmente em 2012, mas neste ano já pode ser provada na versão chope. Pela perseverança e principalmente pelo produto, vai aí a minha menção!

Wals Brut

Provei esta cerveja pela primeira vez em 2010, ainda sem ela estar pronta (aqui). Neste ano ela foi oficialmente lançada, em uma bela embalagem e com belo conteúdo. Agora o Brasil tem mais uma cerveja produzida pelo método champenoise!

2 comentários:

Cervejas Especiais disse...

Ótimo post! Super concordo coma s melhores cervejas.

Edu Passarelli disse...

Valeu, Cervejas Especiais!