05 janeiro 2011

As Empoeiradas: Nieuw Ligt Grand Cru 2005



Não sei se tecnicamente isso poderia ser considerado uma tradição, mas para mim já é! Tenho começado os últimos anos bebendo cervejas raras e muito especiais, como uma forma de ganhar energia para mais um ano cervejeiro. Em 2008 comecei com uma Westvleteren 8 e em 2009 a Westvleteren 12. Já no ano passado a escolhida foi a Samuel Adams Utopias, safra 2009.
Para este ano escolhi uma cerveja que guardo em minha adega há alguns anos. Durante uma viagem cervejeira a Holanda, em 2007, fui a uma loja especializada em cervejas chamada Cracked Kettle. Lá o vendedor me sugeriu uma cerveja especial para guarda, que deveria ser bebida por volta de 2010. Tratava-se da Nieuw Ligt Grand Cru 2005, uma potente Barley Wine com 12% de teor alcoólico. Produzida pela cervejaria De Hemel, a Nieuw Ligt Grand Cru é preparada em lotes bem pequenos, e usa algumas especiarias para agregar sabor a bebida. Recomenda-se ao menos 5 anos de guarda antes do consumo, e foi justamente o que fiz!
Nieuw Ligt Grand Cru 2005
12% ABV
Aparência: Marrom, turva, baixa formação e pouca duração de espuma.
Aroma: Maltes, cereja, frutas vermelhas, licoroso, frutado (banana, frutas secas) e leve condimentado.
Paladar: Doce inicial, com notas de toffee e caramelo, chocolate, uva passa, ameixa seca, álcool, final seco. Bastante complexa.
Excelente cerveja!
As empoeiradas é uma seção do blog onde degusto cervejas de minha adega, que eu mesmo deixei envelhecer ou já comprei envelhecidas. 

7 comentários:

Rodrigo disse...

É Edu, mais uma pra gente ficar babando aqui hehehehe.
Ela é parecida com a Thomas Hardy's Ale?? Tenho duas aqui da safra de 2007 e estou louco pra prová-las. Espero mais um pouco, como vc fez com essa holandesa? hehehe
Um abraço e um ótimo 2011!!

Edu Passarelli disse...

Rodrigo, tudo bem!?

Ela lembra mais uma Cuvée Van de Keizer safrada...

Quanto as TH, acho que você deve tomar uma agora e outra em alguns anos. Assim, você pode avaliar as mudanças!

Um abraço e ótimo 2011 pra vc tb!

Carlo Marcello disse...

Olá Edu,
Falando em cervejas muito especiais, raras. Eu estive há pouco na Alemanha e comprei uma scerveja no mercado que pelo preço já se destoava em relação as outras. Esta garrafa custou 7,90 euros o que não é comum para as cervejas no mercado
Ela pelo que li no site é uma BOCK ou DoppelBock ou diria uma Triple, num sei, com 13% de alc (Schorsch Bock 13). Acabei de entrar no site e percebi que a cervejaria é especializada em cervejas extremamente alcoolicas. Abaixo o site o nome da cerva é Schorsch Bock 13:
em alemão:
http://www.schorschbraeu.de/schorschbraeu/site/
em inglês:
http://www.benz-weltweit.de/derbraeuvomberch/index_eng.html
abraços,
Carlo Marcello

Edu Passarelli disse...

Carlo,

Não conhecia esta. Vc já tomou?

Abraço

Carlo Marcello disse...

Ainda não tomei, estou guardando ela para uma ocasião especial. Mas a garrafa é muito legal, de cerâmica.
abç,
Carlo

Alex disse...

Fala Edu,

valeu pela sua avaliação. Por acaso, comprei essa mesma cerveja num site de cervas da Inglaterra, excelente por sinal, e mandei para a casa da minha irmã em Londres. Ela me trouxe a dita cuja agora nas festas de fim de ano. Pretendo bebê-la em breve. Pela sua avaliação, parece ser uma bela cerveja mesmo. Se não conhece, o site é o www.beersofeurope.co.uk. Trata-se da maior loja de cervejas da Inglaterra. Abraço, Alex.

Edu Passarelli disse...

Carolo,

Quando beber conte aqui o que achou dela.
Alex, boa dica. Valeu!

Depois me conte o que achou da cerveja.

Abraços