02 junho 2009

Santa Mala dos Amigos: Fuller's Brewer's Reserve Nº1

Uma cerveja que matura por 500 dias em barris de whisky. Detalhe: estes barris antes foram usados para whiskies single malt por pelos menos 30 anos. Esta é a Fuller’s Brewer’s Reserve Nº1, cerveja especial e limitada lançada no ano passado pela Fuller’s.

Segundo o mestre cervejeiro John Keeling, mentor da preciosidade, o carvalho antes usado para whisky confere a cerveja notas do destilado que ficam impregnadas no barril, como toques de baunilha e claro, sabor e aroma de whisky. Depois de engarrafada a cerveja ainda é refermentada, permitindo a evolução com o passar dos anos. Apenas 25000 garrafas da Brewer’s Reserve foram produzidas. Eu tive a oportunidade de degustar a garrafa nº 23850.

A cerveja é de uma complexidade incrível, com notas intensas de marmelada, lúpulo, frutado, madeira, leve defumado, baunilha e sabor final de whisky, ainda que levemente. O álcool, 7,7%, quase não é notado. De todas as cervejas que já tive a oportunidade de experimentar a Fuller’s Brewer’s Reserve Nº1 certamente foi uma das que mais me marcou.

Não existe mais a Nº1 à venda, porém tenho noticias de que uma Nº2 já se encontra em maturação. Quem sabe em 2010 provo outra destas!

Fuller’s Brewer’s Reserve Nº1 – Garrafa nº 23850
7,7% ABV

Aparência: Âmbar, com boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Malte, marmelada, madeira, lúpulo, frutado, baunilha, leve acético.
Paladar: Doce de malte muito bem equilibrado com amargor de lúpulo. Notas de marmelada, defumado, final com leve sabor de whisky. Bem encorpada.
Cerveja espetacular!

5 comentários:

Ricardo Amorim disse...

pô, Edu, humilhou, hein?

Edu Passarelli disse...

Grande Ricardo!

Cara, que cerveja!!!

Abração

Jean disse...

Prezado Edu,

Como bem comentou o Ricardo: humilhou!!

E já com agenda para a próxima humilhação: 2010!!

Um abraço,

Jean Claudi.

Ricardo Rosa (Cervejarte) disse...

Bacana Edu!!!

Eu vi os barris maturando essa cerveja lá na Fullers!!!!!!

(Fotos no meu blog)

Edu Passarelli disse...

Jean,

Tomara que em 2010 eu consiga outra mesmo!!!

Ricardo,

Boas fotos! Muito legal!

Abraços