09 junho 2009

Degustação de Cervejas - Evento Paladar do Brasil

Neste último domingo, durante o evento Paladar do Brasil, organizado pelo jornal O Estado de São Paulo, o jornalista e blogueiro Roberto Fonseca, o Bob, apresentou dois painéis sobre cerveja. Tive o prazer de assistir ao evento convidado pelo jornal.

O primeiro deles, que tratava de cervejas com ingredientes brasileiros, trouxe uma novidade em primeira mão aos presentes além da oportunidade de degustar duas produções caseiras, a Pinhão Ale, do homebrewer Gustavo Brascher, de Santa Catarina, e a Ginger Ale O’Driscoll, elaborada nas panelas de João Becker, de Minas Gerais. A novidade é um protótipo da Cervejaria Colorado, e trata-se de uma Indica “Turbinada”, que leva um dry-hopping extra além de óleo de lúpulo. Cervejas degustadas: 1) Colorado Cauim (mandioca), 2) Pinhão Ale, 3) Dado Bier Ilex (erva-mate), 4) Rugbeer O'Driscoll Ginger Ale (gengibre), 5) Colorado Índica (rapadura), 6) Colorado Double Índica (protótipo que leva óleo de lúpulo) e 7) Colorado Demoiselle (café).



Bob, tirando a cera que envolve a tampa da Medieval com fogo

No segundo painel o tema era “Cervejas com DNA Belga” e tratava de cervejas com ispiração belga fabricadas no Brasil. Mais uma vez os presentes degustaram uma novidade, a Medieval, elaborada pela Cervejaria Backer, de Minas Gerais, em parceria com o mestre cervejeiro Paulo Schiavetto. E, em tom de despedida, já que a cerveja já é uma “mosca branca” no mercado, a Dama do Lago. Cervejas degustadas: 1) Whitehead Witbier, 2) Backer Medieval, 3) Dado Bier Belgian Ale, 4) Wäls Tripel, 5) Falke Monasterium , 6) Wäls Dubbel e 7) Eisenbahn Dama do Lago.

E o melhor de tudo: as duas aulas estavam com sua lotação máxima, mostrando que a força das cervejas especiais no Brasil é cada vez maior!

Para saber mais sobre o evento, recomendo a leitura do Blog do Bob.


Double Indica x Indica : a novidade é bem mais amarga, porém o aroma da original é mais fresco

Medieval

3 comentários:

Eduardo disse...

Edu por que você diz que a dama do Lago é uma mosca branca já esta dificl conseguir ela ae em SP? Aqui no interior esta facil consigo comprar pela distribuidora a qualquer momento tenho uma caixa no estoque do meu restaurante. Ela não será mais produzida?

Edu Passarelli disse...

Eduardo,

Por aqui já era, e faz algum tempo. Eu ainda tenho na Melograno, mas já é raridade. Passa esse contato pra gente! rsrs

Abraços

Fabio Martelozzo Mendes disse...

Como diria aquele comercial de uma rede de postos de gasolina: "Ai... que inveja..."

Ahahahah... espero que consiga ir nos próximos eventos do Bob!