21 abril 2009

1ª Degustação Histórica - Parte 2


Sabe um e-mail que andou circulando há algum tempo, onde figuravam as cervejas mais caras do mundo? Uma das três era a La Vieille Bon Secours, produção belga, que dizem só poder ser encontrada no Bierdrome, pub londrino. Consta que a garrafa de 18 litros desta cerveja é que conquistou este título, mas de qualquer forma, tínhamos ali uma bela magnum (1,5 lts) para a degustação. A Vieille Bon Secours Blond é uma cerveja alaranjada, com certa turbidez, boa formação e duração de espuma. Seu aroma é picante, adocicado, com notas frutadas e de mel, e lembra quem a sua potência alcoólica (8%). Na boca as sensações se repetem, trazendo algumas notas ácidas e suavemente salgadas.


Eu nunca havia visto uma La Trappe safrada. Até tenho algumas em minha adega, mas nenhuma com a data de produção impressa no rótulo. A cerveja seguinte de nossa degustação era uma La Trappe Quadrupel 2005, trazida diretamente de Konigshoeven, em uma das visitas do Cassio ao monastério. Tínhamos em mãos a garrafa nº 10440. Escura, com uma bela espuma, a cerveja lembrou notas de panetone e frutas secas. Anis, condimentos e a doçura do malte também eram notadas, muito bem inseridas dentro de seus 10% de álcool.


Já intima deste blog (rsrsrsrs), a Cuvée Van de Keizer safra 2000, chegou a nossos copos. Uma cerveja sensacional!


Jacobsen Vintage nº1. Confesso que já havia perdido as esperanças em degustar esta preciosidade. Lembrando um vinho do Porto, com boa presença de madeira, malte, toffee, frutas secas, baunilha, cerejas, etc, esta complexa e maravilhosa cerveja já não está mais à venda no mercado. O exemplar de nossa degustação foi entregue das mãos de Jens Eiken, na época mestre cervejeiro da Carlsberg, a Cilene Saorin. E de lá para nossa mesa!

Continua....

Para ver mais algumas fotos, entre no Flickr.

8 comentários:

Leonardo Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Dias disse...

Que isso em Edu, essa degustação realmente foi uma aula, quer dizer o seu blog pra min é uma aula. Só fico puto porque muitas das cervejas que vossa eminência sita no blog não são possiveis de achar aqui no Rio, e muito menos no Brasil. Realmente seu blog influenciam meus devaneios de jovem bebedor!

Abração

Ps: lindas essas garrafas...

Edu Passarelli disse...

Leonardo,

Obrigado pelos elogios! Muitas delas são realmente dificeis de se encontrar, mas vale a busca! Até pq, nós as achamos!

Abraço

Tadzio disse...

edu acho que a safra das la trappe
são marcadas na rolha...
abs tádzio

Edu Passarelli disse...

Tádzio,

Realmente elas tem a safra nas rolas. Porém, nunca havia visto no rótulo!

Abraço

Rafael Aquino disse...

arrepiei em ver a vintage ali... voce eh um cara de sorte edu hahahaha

Nauru Mendes disse...

muito bom mesmo seu site.
Edu aqui em Juiz de Fora estamos com muitos locais (bares ) fazendo suas proprias cervejas, acho que da pra pensar em um evento aqui. Vc poderia me passar as dicas de como organizar um aqui em minha cidade ?

nauru.mendes@uol.com.br

www.mendesbier.blogspot.com

Edu Passarelli disse...

Rafael,

Eu já não tinha mais nenhuma esperança nesta vintage... Foi sorte mesmo!

Nauru,

E as suas cervejas? Como anda a produção? Que tipo de evento você pensa em fazer por ai?

Abraços