04 março 2009

Cantillon Rosé de Gambrinus


O especialista e “caçador de cervejas” Michael Jackson dizia que esta é a mais especial das lambics com framboesa. Produzida pela Brasserie Cantillon, a Rosé de Gambrinus é realmente um produto diferenciado, e bastante peculiar.

Produzida através de fermentação espontânea (explicação no link acima), ela trás notas de madeira (carvalho), framboesa, cidra, doce, e também azedas, ácidas, picantes e até salgadas, como toda boa lambic deve ter. E são justamente estas últimas que causam estranheza aos paladares menos acostumados. Não vou dizer aqui que esta é uma cerveja fácil de beber, ou que você deve gostar dela. Porém, não sei por que, eu gosto! Tomo-as em doses pequenas, e normalmente convido um ou mais amigos para dividir uma garrafa.

O nome da cerveja é a uma homenagem ao Deus da cerveja, Gambrinus.

Cantillon Rosé de Gambrinus
5,0% ABV

Aparência: Laranja, média formação e baixa duração de espuma.
Aroma: Framboesa, ácido, madeira, cidra, vinagre.
Paladar: Frutas vermelhas, doce, cítrico, ácido, azedo, final bem seco. Complexo.
Boa cerveja.

6 comentários:

Pedro Fraga disse...

A Rose de Gambrinus eu tomei direto do barril lá na própria Cantillon, achei uma delicia. As lambic foram caso de amor a primeira provada, o que acho que deve acontecer com tipo 0,01% das pessoas. O Botto fica me zoando que eu gosto de vinagre, mas ...

Uma pena que eles não tinham as de uva quando eu fui, tenho muita vontade de prová-las.

Anônimo disse...

Edu, antes de mais nada parabéns pelo excelente blog!!
Gostaria de saber qual Cantillon seria a mais indicada para quem deseja se iniciar nas lambics?
Obrigado.

Danilo

Edu Passarelli disse...

Pedro,

Também a tomei direto do barril. É uma bela experiência mesmo. Quanto ao Botto...ele tb não gosta de Guinness, e eu adoro! Tô começando a char que este cara não gosta de cervejas....rsrsrsrsrs

Danilo,

Obrigado pelo elogio! Eu acho que a Kriek é uma boa pedida, pois tem a cereja para amenizar os "efeitos" lambic. Se você gostar, vá para outras.

Assim como o Pedro falou, sou louco para provar a Vigneronne, com adição de uvas.

Abraços

... disse...

Realmente é uma cerveja para poucos. Outro dia tomei a minha, de safra 2004. O aroma inicial pode assustar, mas o sabor da cerveja é fantástico, em especial o final de frutas vermelhas. Mas ao contrário do Edu, não consegui parar de tomar a cerveja até ela acabar rs.
Abs

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Tive o prazer de tomar uma no Bar do Leonardo Oliveira, o Beertaste, aqui na Barra da Tijuca.

É o tipo da cerveja que devemos tomar com alguma atenção, tentando conhecer os segredos e aromas complexos navegando naquele sabor extremamente azedo. Inclusive achei traços de rosas - mas foi apenas impressão pois o rótulo é muito bonito.

Edu Passarelli disse...

Tiago,

Qie inveja! Não só pela cerveja, mas mais ainda por estar no Beer Taste, um dos melhores lugares para se beber cerveja no Brasil!

Abraços