19 maio 2008

Santa Mala dos Amigos : Antares Barley Wine

Fundada por três homebrewers, a microcervejaria argentina Antares funciona desde 1998. A primeira unidade, e também fábrica, é a de Mar Del Plata. Hoje, a Antares conta com diversos bares espalhados por toda a Argentina, e possui sete estilos em sua carta de cervejas, com uma produção mensal de 40.000 litros. Degustei o mais alcoólico deles, o Barley Wine.

Sou fã do estilo, e sempre estou em busca de bons exemplares. O da Antares era um que fazia parte de minha lista de desejos. Confesso que não fiquei muito satisfeito com a que degustei, encontrando um pouco de álcool pronunciado e certo desequilíbrio entre doce e amargor (doce proeminente). De qualquer modo, é uma boa cerveja. Ainda possuo mais um exemplar na adega, e em breve pretendo refazer a degustação.

Antares Barley Wine
10% ABV

Aparência: Dourado escuro/âmbar, boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Maltes adocicados, frutado (uva branca), torrado, leve lúpulo.
Paladar: Malte, doce, toffee, álcool, leve picante, leve amargor.

8 comentários:

Vic disse...

Também sou fã do estilo. Há Barley Wines memoráveis.
O mais recente que experimentei foi a da Anchor, a Old Foghorn. Qualquer coisa de espectacular.
Vamos ver se essas aparecem pela Europa.
Cheers, Edu!

Edu Passarelli disse...

Almeida,

Na última semana tomei uma barley wuine feita por um amigo homebrewer que tinha 11% de álcool e 150 IBUS!!! Coisa de louco! rs

Abraços

Anônimo disse...

Edu. Já ouvi falar que IBU seria uma espécie de "índice de amargor".

Para nós leigos, como se calcula e qual o "IBU" de algumas cervejas mais conhecidas, pra gente saber o que seriam 150 IBUs?

Abraços.

Anônimo disse...

No início do ano, tomei "acidentalmente" uma Antares em Montevidéu. Gostei muito de seu sabor, mas, infelizmente não me lembro qual estilo. Uma pena.

Edu Passarelli disse...

Isso mesmo, Fabio.

IBU (International Bitterness Unit), em português, Unidade Internacional de Amargor, é uma escala usada para se medir o amargor de uma cerveja. Quem traz amargor à cerveja, principalmente, é o lúpulo. Sua quantidade, momento de adição, presença de malte, etc. contribuem para mais ou menos amargor em uma cerveja. Através de um cálculo, temos os IBUs, unidade pela qual sabemos o que esperar de amargor em determinada cerveja. As grandes cervejarias não divulgam o IBU de suas cervejas, mas estima-se que uma Brahma, por exemplo, tenha entre 10 e 12. Já a famosa Pilsner Urquell, tem entre 35 e 40.

Abraços

Edu Passarelli disse...

Linus,

As Antares tem faama de excelentes cervejas. Em breve devo degustar uma Scotch Ale deles!

Abraços

Anônimo disse...

Olha, Edu, provavelmente foi uma Scotch Ale, pelo sabor e coloração.

Parabéns pelo blog!

Marcos disse...

Estou com cinco Antares esperando para serem degustadas, dentre elas a Barley Wine. A curiosidade é grande, espero não me decepcionar. Abraços